Detran.SP bate recorde histórico na emissão de CNHs

Foram confeccionados mais de 460 mil documentos de condutores, em julho, no Estado de São Paulo; nos últimos 10 anos, houve aumento de 59% na emissão

seg, 27/08/2012 - 13h22 | Do Portal do Governo

Em processo de reestruturação desde março de 2011, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), vinculado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, tem investido na modernização e na desburocratização de seus serviços.

A ampliação da qualidade no atendimento ao cidadão, sob padrão inspirado no Poupatempo, aliada a novos procedimentos de segurança e fluxos para a realização de serviços, já esta sendo percebida pelos paulistas: somente no mês de julho, mais de 460 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram emitidas em todo o Estado de São Paulo – maior número já registrado em toda a história do Detran.SP, em um único mês.

No mesmo período do ano passado, como comparativo, foram emitidos 396 mil documentos, demonstrando crescimento de 16%. O índice contempla a emissão de 1ª habilitação, 2ª via e renovação do documento, além da CNH Definitiva e da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Na última década, se comparados os anos de 2001 e 2011, houve aumento de 59% na emissão de CNHs em todo o Estado de São Paulo: em 2001 foram 2,8 milhões de documentos emitidos, enquanto em 2011 foram 4,5 milhões. O Estado de São Paulo possui mais de 20 milhões de motoristas habilitados, 5,8 milhões registrados na Capital.

Para o coordenador do Detran.SP, Daniel Annenberg, o aumento da demanda acontece pela ampliação do acesso às informações de trânsito para o cidadão. “Em junho deste ano, passamos a enviar 150 mil cartas mensais para os motoristas com a CNH próxima do vencimento. Ao fazer o lembrete, estamos atuando de forma proativa e estabelecendo uma relação cada vez mais transparente do Governo do Estado de São Paulo com os usuários do Detran.SP”, comenta.

O Detran.SP encaminha ainda, mensalmente, cerca de 50 mil cartas com orientações aos condutores com Permissão para Dirigir (concedida pelo período de um ano) que estejam aptos a substituir o documento pelas CNH definitiva. Em breve, o cidadão poderá receber informações úteis por mensagem de texto (SMS) no telefone celular.

O portal www.detran.sp.gov.br oferece informações detalhadas sobre os procedimentos do Detran.SP, passo a passo e taxas dos serviços, assim como a central telefônica Disque Detran.SP.

Atendimento ao cidadão

Portal Detran.SP: www.detran.sp.gov.br

Disque Detran.SP
Capital: (11) 3322-3333
Demais localidades: 0300-101-3333
De segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h

Do Detran.SP