Desenvolvimento Social lança Programa Frente Voluntária

Iniciativa foi anunciada nesta quarta-feira (28), Dia Nacional do Voluntariado; objetivo é atuar em ações de ajuda humanitária

qua, 28/08/2019 - 20h56 | Do Portal do Governo

A Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, lançou nesta quarta-feira (28), Dia Nacional do Voluntariado, o Programa Frente Voluntária, que irá capacitar cidadãos para atuar sem remuneração em ações de assistência humanitária, como campanhas de doações, operações de inverno, acolhimento a pessoas vulneráveis e vítimas de calamidades e emergências públicas. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Memorial da América Latina, na Barra Funda.

Essas são algumas situações que necessitam da pronta ação do Estado e que têm despertado um sentimento de colaboração e atraído cada vez mais um grupo de pessoas que se prontificam rapidamente para socorrer o próximo.  É a chamada “ajuda humanitária”.

Como parte da programação, também aconteceu o ciclo de palestras “O Papel do Voluntariado na Assistência à População”. A abertura contou com as presenças das Secretárias Célia Parnes e Célia Leão (Direitos da Pessoa com Deficiência); e do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Walter Nyakas Jr. O evento gratuito foi voltado para a população em geral, com foco nos gestores e técnicos da rede socioassistencial.

O primeiro tema discutido foi “O Voluntariado em Ações de Assistência Humanitária”, pela Coordenadora de Ação Social (CAS) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Simone Cristina de Melo Bompani Malandrino.

Em seguida, a Capitão Aline Betânia de Mattos Carvalho Signorelli, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) / Divisão de Preparação de Defesa Civil do Estado de São Paulo, falou sobre o Centro de Voluntariado da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

A conduta do voluntário no atendimento à população foi o tema da palestra de Tiago Seballo, Coordenador de Gestão de Risco e Desastre da Cruz Vermelha Brasileira. A experiência de Brumadinho foi relatada pelo Capitão Fellipe Augusto Maciel de Faria, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Foram transmitidos também vídeos com mensagens dos Governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, e de São Paulo, João Doria.

 Programa Frente Voluntária

Durante o evento, foi anunciada a programação dos cursos a serem ministrados para as pessoas que querem participar do Programa Frente Voluntária. Haverá uma análise do perfil do candidato, que depois de aprovado, passará pelo curso de capacitação e formação de voluntariado. Os interessados poderão se inscrever pelo email eedesp@sp.gov.br a partir do dia 2 de setembro. Mais informações também podem ser obtidas pela Edesp (Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo): (11) 2763-8226.

Com quatro horas de duração, o curso de capacitação do voluntariado abordará os seguintes temas:

1. A estrutura da assistência social no Estado de São Paulo
2. Conceitos de vulnerabilidade social
3. O perfil do voluntário
4. A ação do voluntário nos planos de ação

Cronograma do Curso de Voluntariado

27/09: Atividade de preparação para o voluntariado em ações de assistência humanitária – Turma 1
25/10: Atividade de preparação para o voluntariado em ações de assistência humanitária – Turma 2
29/11: Atividade de preparação para o voluntariado em ações de assistência humanitária – Turma 3
05/12: Entrega de Certificados (Dia Internacional do Voluntário).

Importância do trabalho voluntário

“O trabalho voluntário traz diversos benefícios, tanto para quem se dedica a alguma causa como para quem o recebe”.  A afirmação é de uma pessoa pública que tem larga experiência na área. A Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, que durante 34 anos trabalhou como voluntária de uma importante instituição em São Paulo: a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social).

“Quem pratica o trabalho voluntário sai da sua zona de conforto, acaba mudando as suas atitudes, pois a pessoa consegue arranjar um tempo da sua vida para ajudar o próximo, a comunidade. É um trabalho sem remuneração e que nos faz olhar o mundo de outra forma, contribuindo para termos uma sociedade melhor, mais justa e mais solidária”, observou a Secretária.

Célia Parnes ainda destacou que o trabalho voluntário é extremamente valorizado em outros países. E é uma ação que também ajuda a melhorar o networking de quem o pratica.

Brasil está entre os 10 países com maior número de voluntários

Segundo pesquisa realizada em mais de 140 países pela Charity Aid Foundation, o Brasil está entre os 10 países com maior número de voluntários. Apesar de estarmos ampliando o número de voluntários no Brasil, ainda é pouco e precisamos fazer mais.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Fundação Itaú Social aponta que, embora apenas 11% da população brasileira seja de voluntários atuantes, quase 60% está disposta a atuar como voluntária. O estudo, feito pelo Instituto Datafolha com mais de 2 mil brasileiros de 135 municípios, tem a resposta: 40% alegam falta de tempo e 30% dizem que simplesmente nunca foram convidados.

Uma outra pesquisa, feita pelo Ibope sobre o perfil do voluntário no Brasil, revelou que 35 milhões de brasileiros fazem ou já fizeram trabalho voluntário. Segundo o IBGE, cerca de 7,2 milhões de pessoas praticaram o voluntariado em 2018, em todo o Brasil.

Entre aqueles que, atualmente, realizam alguma ação de voluntariado, 53% são mulheres e 47% homens, com uma média de idade de 39 anos. Dentre os voluntários, 38% têm ensino médio completo ou superior incompleto e outros 20% têm ensino superior completo.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social
(11) 2763-8323 / 8131
socialsaopaulo@sp.gov.br