Desenvolvimento Regional é tema de conferência em São Paulo

Evento acontecerá na sede do Cepam, nos dias 25, 26 e 27 de setembro

seg, 17/09/2012 - 20h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional (SPDR) será a responsável pela organização e presidência da Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de setembro e terá como tema Governança Regional para o Desenvolvimento.

A conferência estadual é uma etapa preparatória da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), que acontecerá em Brasília, em dezembro de 2012, e definirá os princípios e as diretrizes para a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional. O evento acontecerá na sede do Cepam, responsável pela secretaria executiva.

A elaboração do regimento interno e a realização do evento são atribuições da Comissão Organizadora Estadual (COE), que é composta por representantes de órgãos e entidades do Poder Público, da sociedade civil, do empresariado e de instituições do ensino superior, pesquisa e extensão.

Entre os principais objetivos da conferência constam: propor princípios e diretrizes para as políticas estadual, macrorregional e nacional de desenvolvimento regional e constituir um espaço para deliberação, divulgação, difusão e diálogo federativo e social sobre temas e políticas de desenvolvimento regional.

Além disso, almeja também indicar conexões para a interação entre as políticas de desenvolvimento regional e as demais políticas públicas; promover o fortalecimento da cooperação e aproximar os demais entes federados, universidades e instituições de pesquisa, e sociedade em geral. Por fim, busca lançar as bases para o estabelecimento de mecanismos de governança regional no estado.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site www.cepam.sp.gov.br. Podem participar representantes dos segmentos empresarial, da sociedade civil, de instituições de ensino superior, de pesquisa e extensão, e do Poder Público, os quais, após definirem os princípios e diretrizes para São Paulo, elegerão também os delegados para as etapas macrorregional e nacional.

O Cepam está localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, na capital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3811-0319 ou e-mail: cogeppcepam@sp.gov.br.

Do Cepam