Desenhos de alunos das escolas estaduais estarão em festival no Japão

Os trabalhos eleitos serão enviados ao Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama

seg, 18/06/2012 - 15h29 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai selecionar, até o mês de julho, desenhos de alunos das escolas estaduais de ciclo I e II do Ensino Fundamental que serão enviados ao Japão e expostos no Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama. Esse é o quinto ano em que a pasta é convidada a enviar trabalhos dos estudantes, desenvolvidos a partir de um tema que remeta à cultura do país. Neste ano, o intercâmbio cultural também acontece com os estudantes do Japão. Crianças e adolescentes japoneses enviarão desenhos sobre o Brasil para a 1ª Mostra Internacional de Cultura e Arte, promovida pela Secretaria da Educação e programada para o mês de novembro.

Até a próxima sexta-feira, 22 de junho, cada uma das escolas participantes deve enviar, às suas respectivas diretorias de ensino, dois trabalhos escolhidos entre os desenhos produzidos pelos alunos, sendo um do ciclo I e outro do ciclo II.

O tema apontado pela organização do Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama é o “Mottainai”, prática japonesa que não tem tradução literal, mas é um alerta ao não desperdício. Posteriormente, cada uma das 91 diretorias regionais de ensino deve enviar, até o dia 29 de junho, dois desenhos representantes, um de cada ciclo, ao Centro de Referência em Educação Mario Covas. Na fase final, dos 182 desenhos enviados pelas diretorias, 15 serão selecionados e enviados pelo Centro de Referência à organização do evento até 25 de julho. A divulgação dos 15 trabalhos selecionados será feita no dia 10 de julho. O Festival de Toyama acontece no mês de setembro.

“Essa é a oportunidade para que os alunos tenham acesso à cultura do Japão e para que haja uma discussão sobre as questões referentes ao consumo ético e consciente, já que naquele país, o Mottainai preza pelo não desperdício em vários sentidos, como de alimentos, de recursos, de bens materiais e até mesmo do nosso tempo diário”, afirma a professora Maria Cristina Noguerol Catalan, da equipe do Centro de Referência em Educação Mario Covas.

Cada aluno da rede pode concorrer com apenas um desenho, apresentado em papel canson ou cartolina que tenha 40 cm por 55 cm de largura. A obra deve ser entregue sem moldura e sem margem e os estudantes podem utilizar pintura com lápis de cor, tinta guache, aquarela, pastel, nanquim, crayon ou cera como técnica.

Além da participação no concurso, a equipe do Centro de Referência em Educação também sugere às escolas da rede e às diretorias de ensino que façam mostras próprias para apresentação dos desenhos dos alunos participantes.

“A participação nesse concurso proporciona aos alunos contato com informações sobre os hábitos, atitudes e comportamentos próprios da cultura japonesa. Nos anos anteriores, escolas e diretorias de ensino fizeram exposições individuais com os resultados conquistados pelos estudantes”, diz a professora Maria Cristina.

Lucas Souza Cândido, 14 anos, é um dos alunos da rede que teve, no ano passado, seu trabalho enviado ao Japão. “Foi muito legal ter participado porque eu nunca tinha vencido nenhum concurso. Eu já gostava de desenhar desde pequeno e a participação fez com que eu gostasse ainda mais. Antes de fazer o desenho, aprendi sobre a imigração japonesa no Brasil, que a comunidade japonesa é bastante unida e que é um povo com boas relações com os brasileiros. Por isso, fiz questão de colocar as bandeiras dos dois países no trabalho que enviei”, conta o estudante, que no ano passado frequentava a 8ª série da Escola Estadual Euryclides de Jesus Zerbini, em Mogi das Cruzes.

1ª Mostra Internacional de Cultura e Arte

A partir deste ano, alunos de escolas do Japão também farão um intercâmbio cultural com o Estado de São Paulo. Já está prevista para o mês de novembro a 1ª Mostra Internacional de Cultura e Arte, organizada pela Secretaria e que vai reunir 45 trabalhos de alunos da escola Nomura, entre eles estudantes brasileiros que residem no país, outros 15 nativos, além de 15 trabalhos que serão selecionados entre crianças que integram a Associação Cultural Toyama.

O tema indicado pelo Centro de Referência em Educação Mario Covas ao Japão para a primeira edição da mostra é “O Brasil que eu conheci”. Os alunos do país também vão receber materiais sobre a história e cultura do Brasil. “Com as duas atividades, vamos fazer do desenho e da pintura um importante canal de comunicação e expressão”, completa Maria Cristina.

Da Secretaria da Educação