Dersa assina convênio com Capitania Fluvial Tietê-Paraná e Fatec Jahu para formação de aquaviários

Convênio de concessão de estágio profissionalizante tem duração de oito semanas e habilita profissionais para trabalhar na navegação fluvial comercial

seg, 03/09/2012 - 12h20 | Do Portal do Governo

A Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A assinou convênio com a Capitania Fluvial do Tietê-Paraná, por meio da Faculdade de Tecnologia de Jahu (Fatec Jahu), para contribuir com a formação profissional de técnicos do setor de transporte marítimo, oferecendo vagas para complemento de atividade dos estágios dessa instituição. Os alunos vão cumprir a atividade nas Travessias Litorâneas da companhia.

A atividade nas embarcações da Dersa é parte do convênio de concessão profissionalizante que objetiva estabelecer as condições indispensáveis à viabilização de estágio de complementação educacional – Programa de Estágio Embarcado (PREST) – necessária para concluir a formação e qualificação do técnico após a conclusão das matérias teóricas dos cursos de Formação Aquaviários. Esse curso integra o processo de ensino-aprendizagem, configurando uma metodologia que contextualiza e põe em ação o aprendizado.

O aprendizado prático nas Travessias Litorâneas, com duração de oito semanas, exigência da Marinha do Brasil, deve ser realizado em embarcações que possuam Capitão Fluvial, Piloto, Mestre Fluvial e Condutor-Maquinista, que é uma categoria acima da formação do aluno. Após o fim desta complementação educacional – PREST – o profissional aquaviário estará apto a trabalhar a bordo de embarcações, exercendo na atividade de navegação fluvial comercial.

O aquaviário poderá, por exemplo, trabalhar em hidrovias, como a Tietê/Paraná. Dois alunos começaram o curso de mestre fluvial e de condutor-maquinista, nas Travessias Litorâneas da Companhia; um deles na São Sebastião/Ilhabela, e outro, na travessia Santos/Guarujá.

A parceria representa a interação das instituições da Administração Pública Paulista, no esforço do Estado em proporcionar a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado. A DERSA, no compromisso firmado, já disponibilizou inicialmente oito vagas para o curso de capacitação de aquaviários em todas as Travessias do Litoral Paulista.

Da Dersa