Departamento de Perícias Médicas do Estado lança Observatório de Saúde Ocupacional

Iniciativa é inédita no Estado e permitirá estudos aprofundados sobre a saúde do servidor

seg, 16/12/2013 - 20h06 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 16, a Secretaria de Gestão Pública do Estado, por meio do Departamento de Perícias Médicas (DPME) e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), lançou o site “Observatório de Saúde Ocupacional”.

O evento, realizado no auditório da Fundap, contou com a presença do secretário-adjunto de Gestão Pública, Rogério Barreto; da diretora técnica de Políticas Sociais da Fundap, Márgara Cunha e do diretor do Departamento de Perícias Médicas do Estado, José Vital Filho.

A iniciativa, inédita no Estado, foi apresentada internamente a representantes das áreas de Recursos Humanos do Governo. O objetivo do projeto é unir dados detalhados sobre pedidos de licença médica e incidência de enfermidades nos servidores estaduais, para que sejam analisadas de forma mais eficaz.

Fácil acesso

O Observatório vem facilitar aos órgãos centrais de Recursos Humanos, das Secretarias e Autarquias do Estado o acesso a dados sobre afastamentos e adoecimentos dos servidores – informações sempre requisitadas e que a partir de agora poderão ser consultadas com mais agilidade.

Segundo a assessora técnica do DPME, Vânia Gomes Soares, o site e os dados foram divulgados internamente em um primeiro momento, visto à delicadeza das informações dos servidores. “A ideia é que em janeiro iniciemos a formação de grupos de trabalho entre os órgãos, para aprofundarmos a análise dos dados. É uma forma coletiva de trabalhar a questão da saúde ocupacional do Estado”, completa.

O portal

O técnico do DPME, Andrej Slivnik, e o coordenador do projeto na Fundap, Eduardo Izumino, apresentaram o projeto, as linhas de ação e o portal em si. O site conta com glossário, levantamentos, estatísticas, indicadores, entre outras ferramentas de conteúdo, com base fiel às laudas médicas.

As informações sobre licenças médicas e enfermidades são mantidas pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, a Prodesp. A elaboração do site contou ainda com a colaboração da Unidade Central de Recursos Humanos, também ligada à Gestão Pública, para compor os indicativos populacionais.

O novo portal abrange dados dos poderes Executivo e Judiciário a partir de janeiro de 2011, e entrará no ar no início de 2014.

“Esse trabalho conjunto é extremamente importante devido à riqueza das informações que foram reunidas neste site. Isso é pioneiro no Estado e possibilita que os gestores de todos os órgãos paulistas possam conhecer melhor os problemas de saúde dos seus servidores e criar políticas públicas no intuito de amenizar os índices de absenteísmo”, explica o secretário-adjunto de Gestão Pública, Rogério Barreto.

Também participou da cerimônia de lançamento do site do Observatório de Saúde Ocupacional o chefe de gabinete da Secretaria de Gestão Pública, Luís Panone.

Da Secretaria de Gestão Pública