Defesa Civil do Estado de SP prossegue com treinamentos para a Operação Verão

Palestras envolvem os diversos órgãos do sistema estadual de Defesa Civil, com foco nos agentes municipais que atendem as emergências

dom, 03/11/2013 - 10h13 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) realiza, nos meses que antecedem a temporada de chuvas, treinamentos para capacitação e avaliação dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs) empregados durante a Operação Verão, que compreende o período de 1º de dezembro à 31 de março do ano seguinte.

As palestras envolvem os diversos órgãos do sistema estadual de Defesa Civil, com foco nos agentes municipais que atendem as emergências.

Durante o evento, temas como funcionamento do Centro de Gerenciamento de Emergência da CEDEC/SP, operação dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), noções meteorológicas, leitura de pluviômetros, reconhecimento das feições de instabilidade e preenchimento da Ficha de Vistoria Técnica, serão abordados por técnicos da Defesa Civil do Estado, Somar Meteorologia e Instituto Geológico (IG).

Neste ano, estão sendo realizados oito treinamentos, entre os meses de agosto e novembro, envolvendo as regiões que operam os PPDCs: Região Metropolitana de São Paulo (ABC), Guarulhos, Osasco, São José dos Campos, Registro, Itapeva, Santos, Sorocaba e Campinas.

O próximo treinamento ocorre entre os dias 6 e 7 de novembro, no auditório do Centro Administrativo “Prefeito Ettore Consoline”, em Itatiba.

Da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil