Defesa Agropecuária promove 1ª Oficina Regional de Vigilância e Controle da Raiva

Encontro reúne técnicos da Vigilância Epidemiológica, da Saúde dos municípios e médicos veterinários da Defesa Agropecuária das regiões de Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São João da Boa Vista

qui, 20/03/2014 - 15h07 | Do Portal do Governo

Começou nesta quarta-feira, 19, em Ribeirão Preto, a 1ª Oficina Regional de Vigilância e Controle da Raiva no Estado de São Paulo, que reúne técnicos da Vigilância Epidemiológica, da Saúde dos municípios e médicos veterinários da Defesa Agropecuária das regiões de Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São João da Boa Vista. O evento acontece até esta sexta-feira, 21.

O objetivo é avaliar as ações de vigilância epidemiológica da raiva na região, identificar as dificuldades, propor soluções e definir propostas de ação com vistas ao incremento e à vigilância da raiva no Estado de São Paulo.

Segundo o médico veterinário responsável pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, Paulo Antonio Fadil, esta oficina atende à proposta de realização de reuniões regionais e implementação das ações de vigilância, controle da raiva e integração das áreas de saúde e agricultura, elaboradas durante o VI Seminário do Dia Mundial da Raiva, realizado em 2013, em Serra Negra. O programa é elaborado com ênfase na realidade e necessidades de cada região.

“A proposta é promover um alinhamento conceitual prévio e posteriormente partir para discussões de grupo, elaborando um relatório final baseado nos debates realizados durante o evento com a definição de um plano de ação para dirimir os problemas identificados”, informou Fadil.

Pretende-se que haja participação de responsáveis pelo atendimento antirrábico humano (AARH) e vigilância e controle da raiva animal, dos GVEs e dos municípios da região, além de representantes da Defesa Agropecuária regional.

A 1ª Oficina Regional de Vigilância e Controle da Raiva no Estado de São Paulo é realizada pelo Instituto Pasteur com o apoio dos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs), municípios e Escritórios de Defesa Agropecuária (EDAs).

Serviço

1ª Oficina Regional de Vigilância e Controle da Raiva no Estado de São Paulo

Abertura: 19 de março, às 14h

Encerramento: 21 de março, às 14h

Local: Oasis Tower Hotel – Av. Maurilio Biagi, 2.955 – Ribeirão Preto/SP

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento