Datageo disponibiliza informações ambientais e territoriais do Estado de SP

Portal foi criado com a finalidade de aprimorar o planejamento, gestão, fiscalização e intervenção nas áreas de competência do Sistema Ambiental Paulista

ter, 04/10/2016 - 12h12 | Do Portal do Governo

Criado com a finalidade de aprimorar o planejamento, gestão, fiscalização e intervenção nas áreas de competência do Sistema Ambiental Paulista, o Datageo dispõe, para toda a sociedade, de forma simples e desburocratizada, uma ampla quantidade e variedade de bases de dados geoespaciais (temáticos, imageamento, socioeconômicos, corporativos e legal ambiental) do Estado de São Paulo, oferecendo insumos e matéria-prima para a geração de informações e análises territoriais correlacionadas com questões ambientais.

O portal do Datageo atingiu, no começo deste ano, mil camadas publicadas e conta com cerca de 250 acessos diários de técnicos especialistas do Governo do Estado de São Paulo, em particular da SMA e Cetesb, pesquisadores, estudantes e outros especialistas – inclusive da iniciativa privada – que trabalham com dados ambientais.

O Datageo integra a Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais (IDEA-SP), projeto que propicia a melhoria na gestão de geoinformação por meio de inovação tecnológica, o compartilhamento de informações geográficas em uma única plataforma e a estruturação de uma base territorial ambiental unificada.

Tutoriais no Youtube

O Datageo possui um vasto arquivo de perguntas frequentes e produz, periodicamente, vídeos tutoriais no canal da SMA no Youtube sobre as diversas funcionalidades do sistema. Dúvidas também podem ser enviadas para o email datageo@ambiente.sp.gov.br

Da Secretaria do Meio Ambiente