Dançarina de salão é eleita a mais bela idosa de São Paulo

Título foi definido na tarde desta quinta-feira (9), em concurso promovido pela Secretaria de Estado da Saúde; evento é realizado anualmente

qui, 09/05/2019 - 18h49 | Do Portal do Governo

Aos 66 anos, a dançarina de salão Maria de Fátima Françoso foi eleita a mais bela idosa de São Paulo, na 16ª edição do concurso Miss IPGG. O evento foi realizado nesta quinta-feira (9), pela Secretaria de Estado da Saúde, através do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, também conhecido como Centro de Referência do Idoso da Zona Leste.

Secretária aposentada, mãe e avó, Maria de Fátima é vaidosa e para manter a beleza e a saúde faz aulas de dança de salão e ginástica, além de seguir uma alimentação saudável. O segredo para envelhecer com tanta disposição, segundo ela, é cercar-se de amor e alegria. “Tenho muito prazer em viver e socializar. Manter minha autoestima é prioridade”. Ela ressalta a importância do concurso como ferramenta de reintegração social para algumas mulheres com mais de 60 anos. “Independentemente do resultado do evento, esse tipo de atividade é essencial para a integração e interação das mulheres”, afirma.

Ao som de músicas dos “Anos 60”, 24 participantes, com idade entre 61 a 92 anos, desfilaram para cerca de 200 pessoas presentes.

O concurso ainda premiou as candidatas em outras cinco categorias: Miss Elegância (Nadir Mio da Silva, Miss Simpatia (Esmeralda Delgrecco Martins), Miss Sorriso (Irenilda de Oliveira Menezes), Miss Beleza (Vera Lucia da Silva) e Miss Timidez (Idalice Ortelina Farias).

O IPGG disponibilizou camarins para as participantes, com direito a equipe para fazer cabelo e maquiagem.

Para o diretor de convivência do IPGG, Nilton Guedes, o evento tem um papel importante na valorização e promoção da autoestima das candidatas, além de colaborar no envelhecimento saudável. “Aqui os idosos também passam por acompanhamento na área médica, psicológica e odontológica, além de realizar atividades físicas, musicais e artesanato”, complementa o diretor.

Nesta sexta-feira (10), será realizado um baile de Dia das Mães no IPGG, das 14h30 às 18h30, em homenagem às vencedoras, às finalistas e às mães que frequentam a unidade de saúde. A estimativa é de que mais de 500 pessoas participem do evento.

O IPGG oferece atendimento multidisciplinar a pacientes idosos e disponibiliza vacina contra a gripe para o público idoso, por meio da campanha de vacinação iniciada no dia 10 de abril no Estado de São Paulo. Pessoas com 60 anos ou mais podem receber as doses na unidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O endereço é Praça Aleixo Mafra (Praça do Forró), nº 34, em São Miguel Paulista, zona leste da capital.

Da Secretaria da Saúde