DAEE perfura poços para monitorar águas subterrâneas na região de Marília

Poços integrarão a rede estadual de monitoramento de águas subterrâneas, que atualmente já conta com mais de 100 poços piezométricos

sex, 24/08/2012 - 9h11 | Do Portal do Governo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) está investindo R$ 26,8 mil na perfuração de dois poços piezométricos, com 50 metros de profundidade cada um, para monitoramento da variação dos níveis de água subterrânea na região de Marília.

O primeiro poço está localizado no bairro Água do Almoço, na zona rural de Cândido Mota, e vai monitorar o comportamento do aquífero Serra Geral. O segundo, em Marília, medirá a interferência das captações existentes na área urbana da cidade na variação dos níveis de água do aquífero Bauru. Esses poços integrarão a rede estadual de monitoramento de águas subterrâneas, que atualmente já conta com mais de 100 poços piezométricos. Os novos poços deverão entrar em operação nos próximos 30 dias.

Os aquíferos Guarani e Bauru cobrem cerca de 50% do Estado e são as principais fontes de abastecimento dos municípios localizados a oeste de uma linha imaginária passando por Altinópolis, Botucatu e Piraju. O monitoramento dos lençóis freáticos é um importante instrumento para a gestão dos recursos hídricos, principalmente em função da expansão das captações e a interconexão entre as águas superficiais e as subterrâneas. Esse acompanhamento permite também verificar a influência de poços de abastecimento em outros poços próximos, informação necessária para definir distâncias mínimas entre poços de produção.

Do DAEE