Curso do Instituto Biológico ensina a importância ecológica das abelhas

Ecologia de Abelhas e Sua Importância Para a Sociedade é voltado para biólogos, agrônomos, estudantes e público em geral

seg, 20/06/2016 - 20h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realiza, em seu Instituto Biológico (IB), na capital paulista, no dia 4 de julho, das 10h às 17h, curso sobre Ecologia de Abelhas e Sua Importância Para a Sociedade, voltado para biólogos, agrônomos, estudantes e público em geral. O objetivo é conscientizar sobre o papel indispensável das abelhas para a agricultura.

A coordenação é da pesquisadora da Secretaria que atua no IB, Harumi Hojo, e do educador do Planeta Inseto do Instituto, Mario César Coelho Kokubu. “Serão apresentadas abelhas nativas que, ao contrário do que muita gente pensa, não produzem somente mel, mas também agem por meio da polinização de plantas, algo importantíssimo para a manutenção do ecossistema e da vida no planeta”, disse a pesquisadora.

A programação teórica será das 10h às 12h e contará com assuntos como classificação, distribuição e importância ecológica das abelhas, polinização e a relação destes insetos com a agricultura. Será apresentada pelo palestrante e ecólogo formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus Rio Claro, Jerônimo Kahn Villas-Bôas.

Das 14h às 17h, será realizada a parte prática, nas instalações do Planeta Inseto, onde será demonstrada a abertura de colônias para observação das principais estruturas e materiais de construção de colmeias, além dos tipos de castas e dos aspectos reprodutivos das abelhas sem ferrão (ASF).

O curso é gratuito e conta com 25 vagas. Interessados em se inscrever devem enviar e-mail para planetainseto@biologico.sp.gov.br. Mais informações: (11) 2613-9500/9400. O Instituto Biológico está localizado na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 – Vila Mariana, São Paulo.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento