Curso de garçom do Via Rápida ganha conteúdo sobre consumo responsável de álcool

Governador anunciou que a meta é capacitar 1.500 alunos até o final de 2012

sex, 14/09/2012 - 15h13 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 14 de setembro, da apresentação do novo conteúdo sobre conscientização do consumo responsável de bebidas alcoólicas que será desenvolvido com alunos do Via Rápida Emprego, programa de qualificação profissional do Governo de São Paulo.

Inicialmente, o material será incluído nos cursos de qualificação profissional de Garçom, Barman, Bartender, Recepção e Atendimento em Hotelaria, Barista e Porteiro, em 34 unidades do Via Rápida de 22 municípios paulistas. O programa começa com a participação de mil alunos e, até o final do ano, deve beneficiar outros 500. O governador explicou que o conteúdo será ampliado para outros cursos. “Nós vamos começar pelo Via Rápida Emprego e na sequência para todas as escolas do sistema Paula Souza. Acho que esse trabalho de conscientização também deve ser feito junto às famílias, porque muito jovem começa a beber dentro de casa e quem fala com a família é a escola”, afirmou Alckmin.

O material didático composto por vídeo, apostila do aluno e guia de aula aborda questões como a proibição do consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos, dicas de como falar sobre o tema com os filhos, bebida e direção, entre outros. O conteúdo foi criado e adaptado por meio de uma parceria entre a Ambev e o Centro Paula Souza e como objetivo orientar os novos profissionais a agir como multiplicadores das práticas de uso adequado de bebidas alcoólicas.

As primeiras unidades do Via Rápida a incluir o programa de consumo responsável estão localizadas em Americana, Amparo, Avaré, Botucatu, Espírito Santo do Pinhal, Guarujá, Itaquaquecetuba, Itu, Jundiaí, Mairinque, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires, Rio das Pedras, Santo André, Santos, São José dos Campos, São Paulo, São Pedro, São Roque, São Vicente, Sorocaba, e Taubaté.

Lei antiálcool para menores

A lei paulista, que entrou em vigor em novembro do ano passado, determina sanções administrativas, além das punições civis e penais já aplicadas pela legislação federal, a quem vende bebidas alcoólicas para menores de idade. Está prevista a aplicação de multas de até R$ 92 mil, além de interdição por até 30 dias, ou até mesmo a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS, de estabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguem ou permitam o consumo, em suas dependências, de bebida com qualquer teor alcoólico entre menores de 18 anos de idade em todo o Estado.

A Lei Antiálcool paulista entrou em vigor em novembro do ano passado e, em nove meses, as equipes da Vigilância Sanitária e do PROCON já realizaram 205 mil inspeções, multando 1003 estabelecimentos. A adesão à legislação é de 99,5%. Do total de locais que descumpriram a lei, 57% foram bares, restaurantes, lanchonetes e padarias; 18% foram hipermercados, supermercados e mercados; 3% postos de combustíveis e conveniência. Buffets responderam por 1% das multas; danceterias 1% e 20% demais estabelecimentos.

Centro Paula Souza no Via Rápida

O Centro Paula Souza é um dos principais parceiros do Via Rápida. Em um ano, a instituição atendeu 21 mil pessoas, o que representa mais de 50% dos alunos do programa. Até dezembro de 2012, estão previstos mais 15,6 mil atendimentos.

Desempregados sem seguro desemprego ou benefício previdenciário também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso. A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Inscrições e mais detalhes sobre os cursos de qualificação profissional estão disponíveis no site do Via Rápida. (www.viarapida.sp.gov.br)

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em 263 cidades paulistas. As Etecs atendem cerca de 226 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 59 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza