Crianças internadas no Hospital do Servidor Público Estadual voltam às aulas

Alunos são assistidos individualmente em duas disciplinas; projeto já atendeu quase 9 mil pacientes

seg, 17/08/2015 - 18h02 | Do Portal do Governo

O segundo semestre escolar começou e a Classe Hospitalar do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na capital, recebe as crianças e adolescentes que passam por longos períodos de internação. As aulas são ministradas todos os dias, com duração média de 45 minutos.

O programa, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, está no HSPE desde 2002, e garante a continuidade dos estudos para quem fica internado por mais de 15 dias.

Nesses 13 anos de atuação, já foram atendidos quase nove mil pacientes na Pediatria Clínica. Com exceção do Fundamental I, os alunos são assistidos individualmente em duas disciplinas, de acordo com o planejamento.

Segundo a pedagoga Célia Nunes Ferreira do Lago, do HSPE, o trabalho é feito em parceria com a escola em que o paciente está matriculado, e todo o conteúdo passado durante a estadia dele no hospital é usado para montar as aulas.

“O material que desenvolvemos varia de acordo com a série em que o aluno está estudando. Em muitos casos, os colégios nos enviam as atividades para aplicarmos”, explica.

Célia diz, ainda, que o programa não se restringe aos pacientes que frequentam a escola. Quem fica internado por menos de 15 dias ou não está em idade escolar participa de atividades lúdicas como pintura, jogos educativos e contação de histórias. As aulas acontecem no período da manhã e da tarde.

Uma das maiores gratificações do trabalho, segundo a pedagoga, é o vínculo criado entre pacientes e familiares. “Muitos deles ficam por anos em tratamento, como acontece na Oncopediatria. A gente acaba tendo um carinho maior por esses alunos, já que ficamos mais próximos.”

Do Iamspe