Cratod distribui ‘kit fissura’ contra tabagismo

Ação faz parte das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco; uma câmara simulando o pulmão de um fumante ficará exposta para visitação

seg, 27/05/2013 - 9h04 | Do Portal do Governo

Na semana em que se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, o Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, irá realizar uma ação gratuita e aberta à população na estação Barra Funda da CPTM. O evento será realizado nesta terça-feira, 28 de maio, das 10h às 15h, e espera reunir cerca de 200 pessoas.

Para os fumantes que pretendem largar a depedência, haverá distribuição de “kits fissura”, aplicação de testes para avaliação do grau de dependência química e, caso haja necessidade, encaminhamento para continuidade do tratamento em uma unidade de saúde pública especializada.

Além das orientações sobre os malefícios do cigarro, também será montado no local uma câmara simulando o pulmão de um fumante que ficará aberta para visitação. Os visitantes ainda poderão fazer o exame de monoximetria para medir o índice de monóxico de carbono no organismo.

“Além de fazer mal para a saúde, o ato de fumar também interfere de forma negativa na vida social dos fumantes. Por isso, estamos promovendo esta ação com o intuito de conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro e auxiliar os fumantes a mudarem de hábitos” diz Ivone Charran, coordenadora do programa de tabaco do Cratod.

Durante o evento, também será oferecida à população orientações e avaliações nutricionais e odontológicas com uma equipe multiprofissional.

Da Secretaria da Saúde