CPTM realiza pesquisa para planejar transporte na região de Jundiaí

Objetivo é identificar as áreas que apresentam mais deslocamentos, indicar os polos de origem e destino das viagens e a participação dos diferentes modais que atendem a região

qua, 12/02/2014 - 9h04 | Do Portal do Governo

A CPTM quer conhecer os desejos e as escolhas de meios de transporte da população dos sete municípios da região da Aglomeração Urbana de Jundiaí. Com este propósito, pesquisadores uniformizados e identificados com crachá começaram, nesta terça-feira, 11, a visitar seis mil domicílios dos municípios de Jundiaí, Louveira, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Itupeva, Jarinu e Várzea Paulista.

A Pesquisa de Mobilidade Urbana tem por objetivo apontar as áreas que apresentam mais deslocamentos, indicar os polos de origem e destino das viagens e a participação dos diferentes modais que atendem a região, entre outros fatores que permitirão avaliar e orientar investimentos em sistemas de transporte, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, a iniciativa abre oportunidade de trabalho para jovens estudantes da região de Jundiaí, pois a contratação de pesquisadores requer conhecimento dos locais selecionados.

Os seis mil domicílios que serão visitados foram escolhidos por meio de sorteio e serão previamente avisados da visita do pesquisador por meio de carta. Para segurança dos residentes, na carta será informado o número [senha] que identificará o pesquisador. A identificação do pesquisador se dará também com o uso de crachá.

A aplicação da Pesquisa de Mobilidade Urbana será realizada pela empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados, que venceu a licitação feita pela CPTM. A equipe de pesquisadores possui experiência de trabalho no Censo Demográfico do IBGE. A conclusão das visitas está prevista para final de maio de 2014. As informações fornecidas pelos entrevistados serão mantidas em sigilo.

A ação conta com a colaboração das prefeituras dos municípios envolvidos, as operadoras de transporte intermunicipais e municipais e as Polícias Rodoviária, Civil e Militar. Para mais informações sobre os procedimentos, objetivos e benefícios da pesquisa, acesse o site da CPTM.

Da CPTM