CPTM realiza operação especial na Estação Brás no último sábado antes do Natal

Previsão é que 800 mil pessoas passem pela estação neste sábado (21) para as últimas compras de Natal

sex, 20/12/2019 - 9h06 | Do Portal do Governo

A CPTM prepara a Estação Brás, neste sábado (21), para mais uma operação especial de Natal. Este é o último sábado que antecede a comemoração natalina e a previsão é que cerca de 800 mil pessoas passem pela estação em direção ao centro comercial do Brás, para finalizar as compras.

A operação da CPTM visa facilitar o fluxo de passageiros, garantindo conforto e segurança aos usuários. No início da manhã, a maior parte das catracas serão liberadas para a saída da estação. O acesso lateral também será usado para facilitar o trânsito das pessoas. A partir das 11h30, a estratégia é invertida. Todas as catracas ficam abertas para a entrada na estação, horário em que muitos já estão voltando das compras no Brás. Nesse horário, quem quiser sair da estação tem que utilizar o corredor lateral, sem passar pelos bloqueios. Cartazes, avisos sonoros e agentes na estação irão orientar os passageiros sobre o fluxo.

Além disso, neste fim de ano, a CPTM implantou mais três bloqueios (catracas) na Estação Brás, totalizando 24, para melhorar o embarque. Um deles é especial, tipo uma “porta balcão”, com 90 cm de largura, que também aceita todos os tipos de bilhetes da CPTM e Metrô e permite o acesso de cadeirantes.

Na entrada da estação, os funcionários também orientam a passagem das pessoas de acordo com quem tem bilhete, cartão ou quem precisa comprar bilhete. Embora a Estação Brás ofereça mais de um acesso, a venda de bilhetes está concentrada nos sete guichês da bilheteria do saguão principal, dos quais um é exclusivo para receber pagamentos realizados em moedas no valor exato da tarifa e outro destinado ao atendimento preferencial (como gestantes, pessoas com crianças de colo e idosos).

Houve reforço das equipes e intensificação dos avisos sonoros ao público sobre segurança, como cuidados redobrados com pertences como bolsas, celulares e até as crianças, além da compra antecipada do bilhete para o retorno. A operação conta com o apoio da PM e da Guarda Civil Metropolitana, que têm postos móveis na Praça Agente Cícero.

Em caso de dúvida, o usuário pode entrar em contato com o Central de Relacionamento pelo telefone 0800 055 01 21 ou através do site www.cptm.sp.gov.br.

Da CPTM