CPTM realiza mais uma edição do Samba no Trem

O evento, que está em sua sétima edição e comemora o Dia Nacional do Samba, acontece neste domingo, dia 1º

sáb, 30/11/2013 - 10h04 | Do Portal do Governo

Neste domingo, dia 1º de dezembro, a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) abre passagem para todos que se deixarem contagiar pelo ritmo do samba. Trata-se da 7ª edição do “Samba no Trem”, que transforma a composição em uma animada passarela para quem aderir ao convite dos músicos e passistas de plantão.

A “concentração” está marcada para 12h na plataforma da estação Grajaú, de onde sairá o Trem do Samba. A partida está marcada para as 13h, com os sambistas distribuídos em todos os carros. O trem seguirá rumo à estação Osasco, sem parada nas demais estações da linha, e retornará diretamente para a estação Socorro, onde os participantes irão desembarcar, encerrando a atividade por volta das 14h30.

São esperadas cerca de 1.500 pessoas. Não é necessária a inscrição prévia para participar do evento. O usuário precisa apenas ter disponibilidade de horário para permanecer no trem até o encerramento do evento na estação Socorro.

Entre os grupos que se apresentarão estão Samba de Todos os Tempos, Samba da Cultura, Samba da Ponte, Pagode da 27, Pagode do Cafofo, Quem Samba Fica, Tempo do Onça, Samba da Praça, Samba da Vela, entre outros conjuntos. No repertório, canções do samba tradicional, entre as quais obras de Cartola, Adoniran Barbosa, Clementina de Jesus, João Nogueira, Bete Carvalho e Fundo de Quintal.

O músico Marquinhos Dikuã, organizador da atividade, diz que o evento visa oferecer oportunidade de confraternizar com as comunidades do samba. “O Samba no Trem ganhou vida própria com a adesão espontânea e crescente de diferentes representantes da capital e de outros Estados. O samba é a expressão popular mais autêntica no país. Todo brasileiro tem um pouquinho dessa raiz”, diz.

Dando continuidade à festa, os grupos seguirão para a Praça do Samba, na Ponte do Socorro. Lá estarão reunidas variadas vertentes, como samba-rock, samba de terreiro, samba-exaltação, samba-enredo, entre outros.

“Samba no Trem” é uma iniciativa da CPTM realizada anualmente, desde 2007, na Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], em parceria com músicos e grupos de samba.

O Dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de dezembro.

Serviço

Samba no Trem

Data: Domingo, 1º de dezembro

Local: Estação Grajaú da CPTM

Concentração: 12h

Saída do trem: 13h

Término: 14h30, na estação Socorro da CPTM

Da CPTM