CPTM realiza I Encontro de Ferroviárias para mais de 500 colaboradoras

No evento, será assinada parceria com o Instituto Avon para treinamento das equipes de estação e segurança sobre violência contra a mulher

ter, 10/03/2020 - 9h08 | Do Portal do Governo

Dentro do programa “Em Movimento por Elas”, lançado nesta semana como uma rede de proteção para passageiras e colaboradoras, a CPTM realiza nesta terça-feira (10) o I Encontro de Ferroviárias. O evento será realizado na Sala São Paulo, às 19h, e contará com a presença de mais de 500 colaboradoras da empresa. No evento, a CPTM assinará uma parceria com o Instituto Avon, que desenvolve há 16 anos ações de enfrentamento das violências contra mulheres e meninas.

A abertura do encontro será realizada pelo Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e pelo Presidente da CPTM, Pedro Moro. Em seguida, Bia Doria, Primeira-Dama do Governo do Estado de São Paulo e Presidente do Fundo Social de São Paulo, irá abrir o painel “A Importância da Mulher na Sociedade”, que terá a participação de cinco convidadas:

– Felissa Sousa Alarcon – Diretora Administrativa e Financeira da CPTM
– Patrícia Ellen da Silva – secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo
– Daniela Grelin – diretora-executiva do Instituto Avon
– Margarete Gonçalves Pedroso – procuradora do Estado de São Paulo e  Conselheira Estadual da Condição Feminina
– Delegada Rose – Titular da primeira delegacia da Mulher na capital

Também haverá apresentação musical da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, composta por 40 músicos e fundada em 1997 para difundir e divulgar a música caipira no cenário nacional. Além do Coral Casa Chiquinha Gonzaga, composto por 20 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação Casa.

O Instituto Avon vai participar do programa “Em Movimento por Elas”, com treinamento das equipes de estação e segurança sobre violência contra mulheres e meninas, workshop para colaboradores sobre o papel dos homens no enfrentamento a essas violências, criação de nova campanha contra assédio sexual nos trens e estações, apoio para estruturação do canal de denúncia, além de doação de cartilhas sobre “Relacionamentos Saudáveis e “Detecção Precoce do Câncer de Mama”.

Espaço Acolher e Pesquisa

Dentro do programa, foi inaugurado nesta segunda-feira (9) o “Espaço Acolher” – para atendimento exclusivo de passageiras que tenham sofrido qualquer tipo de importunação sexual nas estações e trens – na Estação Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa. Mais sete estações terão o espaço até sexta-feira (13).  Também começou a ser feita a pesquisa “Voz Feminina”, no qual as entrevistadoras perguntam ao público feminino da Companhia: já sofreu importunação sexual no transporte público? Se sim, onde e se houve denúncia.

Confira a programação do Programa “Em Movimento por Elas”:

Espaço Acolher
11/03 – Estação Pinheiros (9-Esmeralda)
12/03 – Estação Guaianases (11-Coral), Dom Bosco (11-Coral) e Tatuapé (11-Coral, 12-Safira e 13-Jade)
13/03 – Estação Carapicuíba (8-Diamante), Palmeiras-Barra Funda (7-Rubi e 8-Diamante) e Franco da Rocha (7-Rubi)

Pesquisa
11/03 – Estação Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante)
13/03 – Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André e Pinheiros

Ações de saúde
11/03 – Teste gratuito de glicemia, colesterol e pressão na Estação Poá (11-Coral), das 11h às 15h

Cultura e beleza
11/03
– Apresentação do Projeto “Espalha Graça do Forró”, composto por um trio feminino, às 12h15, na Estação Pinheiros (9-Esmeralda)
12/03 – Corte de cabelo, maquiagem e esmaltação em parceria com o Instituto Embelleze para Mulher, na Estação Itaim Paulista (12-Safira), das 11h às 16h

Da CPTM