CPTM promove apresentações musicais e bate-papo de pianistas com o público

Hoje e amanhã, as estações Luz e São Miguel Paulista convidam os usuários a interagir com o repertório da música clássica e a história do piano

seg, 11/11/2013 - 11h17 | Do Portal do Governo

Hoje e amanhã, 11 e 12 de novembro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realiza apresentações musicais nas estações da Luz e São Miguel Paulista. Sob a regência do maestro Demétrio Monte Alegre, os pianistas Brenda Lee, Gabriela Prates, Pamela Duarte, Thatiane França e Julie Gonçalves executarão obras variadas e convidarão o público a uma imersão no mundo da música clássica, desde o período barroco até nossos dias.

No repertório, peças de Johann Sebastian Bach, como as suítes (conjunto de danças), Mozart (sonatas), Chopin (valsas), Liszt (consolações) e obras de compositores brasileiros como Villa-Lobos (cirandinhas e cirandas), Ernesto Nazareth (“Brejeiro”, “Escorregando”) e Osvaldo Lacerda (“Cromos”).

Na ocasião, o grupo vai interagir com os usuários, explicando as peças que estão sendo executadas e convidando-os a conhecer o piano e suas várias linguagens e possibilidades.

Durante um bate-papo com o público, o maestro orientará sobre o uso correto do instrumento (postura, movimentos das mãos) e auxiliará os participantes na execução de canções.

No dia 12, na estação da Luz, às 16h, é a vez da banda Brasil Jazz Quartet apresentar seu repertório. Com duração de uma hora, o grupo vai improvisar sucessos reconhecidos dos principais compositores de jazz.

Confira a programação:

Orientação e Apresentações ao Piano
11/11 – Estação da Luz (saguão do piano)
Horário: 14h às 16h

Orientação e Apresentações ao Piano
12/11 – Estação São Miguel Paulista (saguão do piano)
Horário: das 14h às 16h

Apresentação Musical da Brasil Jazz Quartet
12/11 – Estação da Luz (saguão do piano)
Horário: 16h às 17h

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
(11) 3293-4598 / 4632