CPTM inaugura a nova Estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi

Atendimento aos passageiros começa amanhã, 1º de setembro; gestão Doria já entregou cinco estações do Metrô e uma da CPTM

seg, 31/08/2020 - 16h57 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria inaugurou, nesta segunda-feira (31), a nova Estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi. Com 6 mil metros quadrados de área construída, três plataformas e totalmente acessível, a estação começa a atender os passageiros nesta terça-feira, 1º de setembro. O contrato, no valor de R$ 160 milhões, prevê além das obras da nova estação, o pátio norte para estacionamento de trens, obras de via permanente (infraestrutura, trilhos, dormentes, postes, treliças e fios de contato), AMV (aparelho de mudança de via), sinalização, banco de dutos, todo o sistema de rede aérea e a demolição da estação provisória. Em um ano e oito meses de gestão, Doria já entregou seis estações, sendo cinco do Metrô e uma da CPTM.

“Compartilho da alegria do povo de Francisco Morato, com a inauguração dessa estação, tão desejada e estimada por todos”, comentou o Governador durante a inauguração que aconteceu de maneira virtual, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Governo do Estado de São Paulo no YouTube, com a participação do Presidente da CPTM, Pedro Moro, que fez um tour pela estação para apresentá-la ao público.

A nova estação tem cinco escadas rolantes, três elevadores, dois acessos externos, dois túneis sob a via férrea para a circulação de passageiros e está localizada ao lado do terminal de ônibus do município. O local também tem sanitários disponíveis aos passageiros na área paga – todos acessíveis – e validadores de bilhete único. A estação de Francisco Morato foi entregue quatro meses antes do previsto.

“Quatro meses de antecedência é um fato raríssimo no Brasil. Então, todos os envolvidos estão de parabéns, trabalharam com muita determinação e orientação para entregar quatro meses antes do prazo determinado”, agradeceu João Doria.

Pensando em reduzir ao máximo os riscos de interrupção na circulação de trens e elevar a segurança dos passageiros em período de chuvas que, infelizmente, traz transtornos para a população de Francisco Morato, a CPTM construiu um “sistema anti-enchente”: diques e bombas que vão drenar a água por debaixo da terra, além de um sistema de contenção para a água não invadir a estação. O telhado da estação possui um sistema que transforma a água da chuva em um “turbilhão” que tira a água imediatamente do local e desce pelas colunas, para não acumular água e evitar vazamentos.

“A Estação Francisco Morato é uma obra de arte que irá beneficiar não apenas a população da cidade, mas os passageiros que utilizam a Linha 7-Rubi todos os dias, incluindo os que utilizam a extensão até Jundiaí”, afirmou o Presidente da CPTM. Antes da pandemia, a linha atendia cerca de 450 mil passageiros.

Também há à disposição dos passageiros um boulevard e uma praça dentro dos limites da estação, que tem três vias operacionais e uma quarta exclusiva para trens de carga, para não interferir na circulação dos trens de passageiros, principalmente nos horários de pico, quando a demanda é grande.

A estação conta com o 19º Espaço Acolher da CPTM – local de acolhimento para mulheres vítimas de importunação e assédio sexual dentro dos trens e estações da companhia. Colaboradores estarão preparados para atender as vítimas e dar o suporte necessário para que essas mulheres sejam acolhidas e se sintam seguras em denunciar os agressores. E para ajudar a coibir este e outros crimes, a CPTM instalou 88 câmeras de segurança em toda a estação, ligadas diretamente à Central de Monitoramento de Segurança da companhia.

Durante a construção, os passageiros utilizaram um local provisório, localizado ao lado de onde foi construída a nova estação. “A preocupação com o bem-estar do passageiro pode ser observada em cada detalhe da nova estação. É um orgulho para todos os colaboradores da CPTM podermos entregar às pessoas uma estação tão moderna e completa”, finalizou o Presidente da CPTM, Pedro Moro.