CPTM distribuirá mais de 10 mil exemplares na 8ª edição do Livro Livre

Livros doados farão parte de uma corrente de leitura em todas as linhas da companhia

seg, 28/10/2013 - 20h03 | Do Portal do Governo

Promover o hábito de ler com prazer é a proposta da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em comemoração ao Dia Nacional do Livro, 29 de outubro. A 8ª edição do Livro Livre será realizada entre os dias 29/10 e 1º/11, das 10h às 15h, com a distribuição de mais de 10 mil exemplares em 18 estações: Luz, Vila Aurora, Piqueri, Francisco Morato, Júlio Prestes, Domingos de Moraes, Itapevi, Vila Olímpia, Santo Amaro, Grajaú, Brás, São Miguel Paulista, Calmon Viana, Tamanduateí, Santo André, Ribeirão Pires, Guaianazes e Mogi das Cruzes.

Nesta edição, os pontos de entrega de livros servirão também de pontos de troca, nos quais as pessoas podem levar outros itens no ato da doação

Os exemplares são identificados com um selo da ação com a orientação de deixar o livro em um local público, preferencialmente nas estações da CPTM, para que ele encontre outro leitor e, dessa forma, forme-se um ciclo, consolidando o compartilhamento da leitura.

Desde 2006, a Companhia realiza a ação, tendo sido distribuídos mais de 100 mil livros, de todos os gêneros, nos últimos sete anos. Além da circulação dos livros, haverá uma série de atividades lúdicas, culturais e encontros com autores. Com o tema “Livro Livre – leia e passe adiante”, a iniciativa conta com a participação de mais de 30 apoiadores, entre os quais as editoras Harlequim, Paulus e Evoluir.

As doações podem ser feitas durante todo o ano nas estações da CPTM. As obras doadas são organizadas pela Biblioteca Mario Covas – CPTM, compondo um acervo variado com romances, contos, crônicas e poesias para diversos públicos: crianças, adolescentes e adultos.

Nesta terça-feira, 29, a ação começa na Estação da Luz, com a instalação de uma biblioteca montada no saguão principal e ambientes para leitura, retirada e doação de livros. No mesmo dia, das 10 às 15 horas, haverá a presença de autores para um bate-papo com o público.

No dia 30 de outubro, a ocupação literária se estende por mais 17 estações:

– Piqueri, Itapevi, Vila Olímpia, Ribeirão Pires, Mogi das Cruzes e Calmon Viana, que ganham uma prateleira permanente de livros;

– Vila Aurora, Domingos de Moraes, Santo Amaro, Tamanduateí, Guaianazes e São Miguel Paulista, por meio das bibliotecas móveis; e Francisco Morato, Júlio Prestes, Grajaú, Santo André e Brás, que terão livrarias-marquise montadas até 01 de novembro.

Confira a programação:

Bate-papo com autores
Data e horário: 29/10, das 10h às 15h
Local: Estação da Luz

Saraus e troca de estórias
Data e horário: 30/10, das 10h às 15h
Locais: Estações Vila Aurora, Piqueri, Francisco Morato, Júlio Prestes, Domingos de Moraes, Itapevi, Vila Olímpia, Santo Amaro e Grajaú.

Saraus e troca de estórias
Data e horário: 31/10, das 10h às 15h
Locais: Estações Brás, São Miguel Paulista, Calmon Viana,Tamanduateí, Santo André, Ribeirão Pires, Guaianazes e Mogi das Cruzes.

Para mais informações, acesse: www.facebook.com/livrolivreCPTM

Da CPTM