CPTM abre 45 vagas para Aluno Aprendiz

Curso Técnico de Manutenção de Sistemas Metroferroviários é voltado para jovens que concluíram o Ensino Médio

sex, 06/10/2017 - 14h17 | Do Portal do Governo

A CPTM está com inscrições abertas para concurso público visando o preenchimento de 45 vagas para Aluno Aprendiz, no curso Técnico de Manutenção de Sistemas Metroferroviário. Os candidatos devem ter idade entre 16 e 21 anos, nascidos no período entre 01/02/1996 e 01/02/2001, e terem concluído o Ensino Médio.

Com duração de 24 meses, o curso contempla a fase de formação técnica e de prática Profissional. Os alunos aprendizes recebem, no primeiro ano, uma bolsa de estudos que corresponde a um salário mínimo e, no segundo ano, a bolsa de estudo passa para um salário mínimo e meio.

O curso será ministrado, de segunda a sexta-feira, no Centro de Formação Profissional Eng° James C. Stewart, mantido pela CPTM, em convênio com o Senai. As aulas técnicas ocorrerão das 7h às 11h e das 12h às 16h. Na fase das aulas práticas, o horário será das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O objetivo do curso Técnico de Manutenção de Sistemas Metroferroviário é habilitar profissionais para manter os sistemas eletroeletrônicos e mecânicos do transporte metroferroviário e desenvolver soluções de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e ambientais. Os alunos poderão ser contratados na CPTM, caso sejam aprovados em todas as fases do curso.

As inscrições devem ser efetuadas pelo site www.rboconcursos.com.br​ até 17 de outubro de 2017. Após preencher o formulário de inscrição, o candidato terá de imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 15,70, em qualquer agência bancária.

Seleção

A prova classificatória de Conhecimentos Teóricos será realizada no dia 29 de outubro, com duração de três horas. O teste vale 100 pontos e será composto por 50 questões de múltipla escolha: 20 de Língua Portuguesa; 20 de Matemática e 10 de Atualidades.  Cada questão vale dois pontos e terá cinco alternativas, sendo apenas uma correta.

O gabarito preliminar da prova será divulgado pela Internet no site www.rboconcursos.com.br,​ a partir do dia seguinte à aplicação da prova. Já o gabarito oficial da Prova de Conhecimentos Teóricos será divulgado a partir do dia 6 de maio.

Posteriormente, os classificados na Prova de Conhecimentos Teóricos realizarão a Avaliação de Perfil Profissional, que é eliminatória. Os candidatos aprovados serão convocados para Avaliação Médica e a admissão está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2018.

Da CPTM