Cotia tem mutirão do Meu Prato Saudável neste sábado

Carreta do programa estará ao lado do terminal de ônibus da cidade

sex, 12/12/2014 - 9h09 | Do Portal do Governo

O programa “Meu Prato Saudável”, desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a LatinMed Editora em Saúde, levará sua “carreta da alimentação saudável” para a cidade de Cotia, na Grande São Paulo, neste sábado, 13 de dezembro, para um grande mutirão contra a obesidade em adultos.

O objetivo é alertar a população sobre os riscos ocasionados pelos maus hábitos alimentares, que podem causar obesidade, diabetes e aumento do colesterol. Cerca de mil pessoas deverão ser atendidas.

A ação será realizada das 8h às 17h. O veículo ficará estacionado na rua Engenheiro Leoni P. Sanchevichi, 273, no centro, ao lado do terminal de ônibus de Cotia.

Os participantes passarão por avaliação nutricional, com medição de peso, altura e circunferência abdominal, além de receberem orientação sobre como montar um prato saudável, inclusive o café da manhã e os lanches.

Quinze nutricionistas do “Meu Prato Saudável” irão desenvolver as atividades com os participantes. Haverá também uma oficina de culinária com dicas para o preparo adequado dos alimentos e como melhor aproveitá-los.

A carreta da alimentação saudável é o maior veículo da América Latina equipado com cozinha. Com 22 metros de comprimento, comporta duas cozinhas completas, com fogão, forno, geladeira, freezer e demais utensílios.

Dados do Ministério da Saúde de 2013 apontam que o percentual de homens e mulheres acima dos 18 anos com excesso de peso superou mais da metade da população brasileira, atingindo 51%. Em 2006, o índice era de 43%. No caso da obesidade, o índice cresceu de 11% em 2006 para 17% em 2013.

O programa ‘Meu Prato Saudável’ traz um modelo nutricional que permite a identificação dos ingredientes e quantidades adequadas, para manter uma nutrição correta e balanceada. E o principal: leva em consideração a realidade brasileira, com a indicação de alimentos com os quais as pessoas já estão habituadas no seu dia-a-dia¿, explica Elisabete Almeida, coordenadora do programa.

Os interessados em passar pela avaliação nutricional podem se dirigir ao local onde a carreta estará estacionada e aguardar a orientação dos profissionais. Não é necessário fazer inscrição prévia.

A iniciativa conta com apoio da Merck, empresa do setor farmacêutico e químico.

Meu Prato Saudável

O programa “Meu Prato Saudável” tem como objetivo combater o excesso de peso na população adulta e facilitar o entendimento do que é alimentação saudável. O objetivo é contribuir para a redução dos níveis de obesidade, cada vez maiores no Brasil e no mundo por meio da alimentação balanceada e saudável, que também colaboram na prevenção de doenças como o diabetes, os problemas cardiovasculares e o câncer.

Serviço

Mutirão contra a obesidade
Data: 13/12 (sábado)
Horário: das 8h às 17h
Local: rua Engenheiro Leoni P. Sanchevichi, 273, no centro, ao lado do terminal de ônibus de Cotia.
Participação gratuita

Da Secretaria da Saúde