Corregedoria Geral da Administração recebe alunos do ensino médio

Ivan Agostinho, presidente da CGA, explicou que a principal missão do órgão é preservar o dinheiro público

ter, 24/10/2017 - 13h14 | Do Portal do Governo

A CGA (Corregedoria Geral da Administração) recebeu nesta segunda-feira, 23 de outubro, 28 alunos do Instituto Madre Mazzarello que participam do Projeto Profissões, iniciativa que visa ajudar os estudantes a escolherem a carreira profissional que vão seguir no futuro. O encontro foi importante porque promoveu a interação de um órgão de controle interno com a sociedade.

Ao abrir a palestra, o presidente da CGA, Ivan Agostinho, explicou que a principal missão do órgão é preservar o dinheiro público. “O Governo não gera riqueza, mas administra o dinheiro dos contribuintes. Assim, o nosso papel é fiscalizar se esse recurso é bem empregado e com transparência”, completou.

Além de mostrar a atuação da CGA, a palestra também contemplou as várias possibilidades oferecidas pelo curso de Direito, já que advogados, delegados, procuradores e policiais atuam no órgão.

O procurador do Estado em exercício na Corregedoria, Ricardo Kendy Yoshinaga, esclareceu aos alunos que o procurador é o advogado que defende os interesses do Estado, após passar em concurso público.

O estudante João Vitor da Rocha, 15 anos, avaliou que a palestra foi bastante esclarecedora porque teve acesso ao funcionamento de um órgão de controle. “Eu não sabia que o Governo de São Paulo tem um órgão específico para fiscalizar a atuação dos servidores e evitar o mau uso do dinheiro público”. Já a colega Vanessa Marques, 17, se interessou pelo assunto para conhecer diferentes áreas antes de decidir qual profissão seguir.

Rosimeire de Paiva Gibbini, professora de geografia, informou que o Projeto Profissões já visitou vários locais, como hospital, restaurante, fórum (Justiça) e sede do Ministério Público. “Abrir o horizonte para os alunos é a nossa missão”. É a segunda vez que o Instituto Madre Mazzarello visita a CGA – a primeira ocorreu em 2016.

Missão da CGA

A missão da Corregedoria Geral da Administração é preservar e promover os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, economicidade e publicidade dos atos da gestão, bem como da probidade dos agentes públicos estaduais.

Assessoria de Imprensa
Corregedoria Geral da Administração
(11) 2089-8288