Corregedoria e Arsesp reúnem 75 servidores em sensibilização sobre assédio no trabalho

Evento integra ações da campanha “Trabalho sem Assédio Sexual”, idealizada pela Corregedoria Geral da Administração

qua, 12/12/2018 - 15h55 | Do Portal do Governo

A CGA (Corregedoria Geral da Administração) e a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) reuniram nesta quarta-feira, 12 de dezembro, 75 servidores durante a sensibilização sobre o assédio sexual e moral no ambiente de trabalho.

Participaram do evento Mario Augusto Porto (corregedor), Hélio Luiz Castro (diretor-presidente da Arsesp), Maria Eugênia B. Trindade (ouvidora da Arsesp), Silvia Chakian de Toledo Santos (promotora de Justiça) e Maria Lumena Sampaio (ouvidora Geral do Município de São Paulo).

Promovido na sede da Arsesp, o evento integra as ações da campanha “Trabalho sem Assédio Sexual”, lançada pela CGA com a finalidade de conscientizar os servidores públicos sobre a importância do respeito mútuo, especialmente à mulher, no ambiente de trabalho. Cerca de 340 mil mulheres atuam nos órgãos públicos da administração direta e indireta do Estado, que emprega ainda aproximadamente 306 mil homens.

Iniciativa inédita no Estado, a campanha criou um canal de comunicação com as servidoras com intuito de que elas se sintam seguras e amparadas em denunciar possíveis assediadores, além proporcionar um emprego produtivo e em condições de liberdade, segurança e dignidade humana.

“O assédio sexual provoca enorme constrangimento para as pessoas e deve ser denunciado porque prejudica o ambiente de trabalho e a produtividade”, explica o corregedor Mario Porto, que coordena o Grupo de Trabalho da CGA que apura os casos de assédio sexual.

Já Maria Eugênia destaca que o assédio é um assunto que tem sido cada vez mais discutido em razão do aumento do número de denúncias nas mais diversas esferas. “Havia uma demanda interna de realização de palestras sobre estes temas pela Comissão de Ética. As informações e experiências transmitidas pelos palestrantes serão de grande valia para promover um ambiente de trabalho saudável, incentivar a denúncia e elucidar dúvidas dos servidores”, completa a ouvidora da Arsesp.

Como denunciar

Os servidores do Governo do Estado de São Paulo têm uma ferramenta para denunciar o assédio sexual. Trata-se do portal www.trabalhosemassediosexual.sp.gov.br, lançado no Dia Internacional da Mulher (8 de março).

No endereço eletrônico, estão disponíveis um vídeo, perguntas frequentes sobre o assédio sexual, um formulário para denúncias, que podem ser feitas também por telefone ou pessoalmente na sede da CGA, situada à Rua Voluntários da Pátria, 596, Santana, São Paulo/SP.

Missão da CGA

A missão da Corregedoria Geral da Administração é preservar e promover os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, economicidade e publicidade dos atos da gestão, bem como da probidade dos agentes públicos estaduais.

Assessoria de Imprensa da Corregedoria Geral da Administração
(11) 2089-8257