Coro da Osesp brilha no Fórum Econômico Mundial de Davos

Os cantores do Coro da Osesp se apresentaram na abertura do Fórum, quando foram aplaudidos de pé, e no segundo dia do evento

qua, 22/01/2020 - 9h19 | Do Portal do Governo

Sob a regência da maestrina Marin Alsop, e ao lado dos músicos da European Union Youth Orchestra, os solistas do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo se apresentaram no concerto de abertura do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, no dia 20 de janeiro. No repertório, o último movimento da Nona Sinfonia de Beethoven, a Ode à Alegria, que foi traduzida para o Português pelo compositor Arthur Nestrovski.

“A apresentação foi espetacular, emocionante. Nossos cantores foram aplaudidos de pé pela seleta platéia formada por alguns dos mais importantes líderes globais. A Osesp é um patrimônio de São Paulo e do Brasil e motivo de orgulho para todos”, comentou o Governador João Doria, que assistiu ao concerto ao lado dos Secretários Patricia Ellen, de Desenvolvimento Econômico, e Julio Serson, de Relações Internacionais, e do Diretor Executivo da Osesp, Marcelo Lopes.

“A apresentação no concerto de abertura do Fórum foi o primeiro passo para a internacionalização do Coro da Osesp, assim como já ocorreu com a Orquestra Sinfônica. Foi uma ótima exposição para nossos cantores, que chamaram a atenção de várias agências e apresentadores internacionais”, comemorou Marcelo Lopes, que já planeja uma nova excursão dos solistas para outros países.

Nesta terça-feira, 21, o coro da Osesp fez uma nova apresentação. Sob a regência de William Coelho, maestro preparador da Osesp, os cantores interpretaram obras dos séculos 20 e 21, de compositores brasileiros, entre eles Villa-Lobos, Arrigo Barnabé e Francisco Mignone.

A apresentação na abertura do Fórum Econômico Mundial de Davos também marcou a despedida de Marin Alsop, que ocupou o cargo de Diretora Musical da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp desde 2012.  A partir deste ano, ela se tornará Regente de Honra. Alsop já regeu algumas das melhores orquestras do mundo, entre as quais a Gewandhaus, de Leipzig, a Royal Concertgebouw, de Amsterdã, e a Filarmonica della Scala, de Milão.