Coral Jovem do Estado apresenta concerto de Natal na Igreja da Consolação

Sob regência de Naomi Munakata, o grupo interpretará, no dia 2 de dezembro, as cantatas I e VI de Oratório de Natal, do compositor barroco Johann Sebastian Bach

dom, 25/11/2012 - 10h01 | Do Portal do Governo

O Coral Jovem do Estado, grupo ligado à Emesp Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, encerra a temporada 2012 com concerto de Natal no dia 2 de dezembro, domingo, às 13h30, na Igreja da Consolação. Sob regência de Naomi Munakata, os jovens interpretarão as cantatas I e VI de Oratório de Natal, do compositor barroco Johann Sebastian Bach.

Composto para o Natal de 1734, este oratório é, na verdade, uma reunião de seis diferentes cantatas, que é o nome que se dava à parte musical do culto luterano da época. A primeira delas tem como tema o Nascimento e a Anunciação ao Pastores. Já a sexta e última parte trata da Adoração dos Reis Magos (ou Epifania).

O concerto conta com a participação dos solistas Regiane Martinez (soprano), Solange Ferreira (contralto), Marcio Bassous (tenor), Marcos Thadeu (baixo), Sabah Teixeira (baixo) e da Orquestra Engenho Barroco.

Coral Jovem do Estado

Criado em 1979, durante o 10° Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Coral esteve sob a regência de Bruno Wyzuj, Jonas Christensen, Diogo Pacheco, Victor Gabriel, Marcos Leite, Juan Serrano, Martha Herr e José Ferraz de Toledo, sempre ao lado das mais importantes orquestras sinfônicas e conjuntos instrumentais do Estado. Desde 2005, tem como diretora artística e regente titular Naomi Munakata.

Formado por alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (Emesp Tom Jobim), tem como finalidade principal contribuir na educação e desenvolvimento de seus integrantes, aprimorando seu nível técnico e artístico para que se tornem os futuros profissionais da área. O Coral é um dos grupos de difusão e formação musical da Emesp Tom Jobim, escola do Governo de São Paulo que tem como executora a Santa Marcelina Cultura. Com o patrocínio do Banco Safra e apoio da CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Sobre a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim

Com mais de 20 anos de atuação no ensino musical, a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim é uma escola altamente especializada na formação dos futuros profissionais da música erudita e popular, com o oferecimento de uma formação completa e de excelência, estruturada com foco no ensino do instrumento e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), complementados por disciplinas de apoio. A Escola também proporciona aperfeiçoamento a músicos que já completaram sua formação e queiram aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas, por meio de seus Cursos de Formação Avançada.

Em 2010, a Escola estreou seu grupo residente de professores, a Camerata Aberta, dedicada ao repertório contemporâneo e ao ensino de técnicas instrumentais avançadas. O Grupo ganhou o prêmio APCA 2010 de música contemporânea pelo pioneirismo e excelência do trabalho realizado ao longo do ano. Em 2012, lançou seu primeiro CD, Espelho d’Água, pelo Selo SESC. A Emesp Tom Jobim é uma escola do Governo de São Paulo gerida em parceria com a Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.

Programa

J. S. Bach – Oratório de Natal

Cantata I: Dia de Natal
Cantata VI: Festa da Epifania

Coral Jovem do Estado

Data: Domingo, 2 de dezembro de 2012
Horário: 13h30
Local: Igreja da Consolação – Rua da Consolação, 585 – São Paulo/SP
Faixa etária: livre
Entrada franca

Da Secretaria da Cultura