Construindo Cidades Resilientes é tema de seminário na capital

Evento promovido pela Defesa Civil do Estado, com apoio do Cepam, vai tratar dos caminhos que preparam um município para resistir e se recuperar de desastres

seg, 07/10/2013 - 12h35 | Do Portal do Governo

O crescimento sem o adequado planejamento das metrópoles e as mudanças climáticas expõem as cidades a uma série de riscos, que comprometem a vida de milhões de pessoas. Atenta a isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a campanha mundial “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade Está se Preparando”, na qual lista dez passos para formar uma cidade com capacidade de reduzir os riscos e as vulnerabilidades locais e, em caso de desastre, recuperar-se em curto prazo e com o menor prejuízo possível à população.

Para fortalecer ainda mais a campanha e auxiliar, principalmente, os 208 municípios paulistas considerados prioritários, a Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), promove seminário no dia 10 de outubro.

“Nesse encontro, trabalharemos com os municípios localizados na faixa onde há o maior número de ocorrências e densidade demográfica, ou seja, muitas pessoas vivendo na mesma área”, explica a tenente da Defesa Civil, Aline Betânia Signorelli.

Serão abordados a importância e os passos para o município preparar-se para enfrentar qualquer problema com o menor prejuízo possível. De acordo com Aline: “Vamos tratar também da deficiência em relação aos desastres. Como estamos preparados para isso? Pretendemos despertar a necessidade de elaborar planos de contingência e preventivo, para atender a todos os gêneros da população”.

É fundamental, porém, que a cidade conheça suas vulnerabilidades. “É preciso saber quais são os problemas e monitorá-los para acompanhar se estão em níveis aceitáveis e, se necessário, ter tempo hábil para tirar as pessoas da área de risco”, pondera a tenente Betânia.

O seminário acontece no dia 10 de outubro, a partir das 9 horas. Na abertura, participam o presidente do Cepam, Lobbe Neto; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto; o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas; e o diretor acadêmico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Waldomiro Loyola.

Na ocasião, será lançado o Ensino a Distância (EaD) para Agentes Municipais de Defesa Civil, pelo coordenador técnico da Univesp, Daniel Carnelossi.

O evento será realizado das 9h às 17h30, no Cepam, na Av. Professor Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, São Paulo (SP). As vagas são limitadas e a inscrição, gratuita, deve ser feita pelo site do Cepam.

Sobre o Cepam

O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) é uma fundação ligada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do governo do estado de São Paulo, que apoia os municípios na gestão e no desenvolvimento de políticas públicas.

Cepam
(11) 3811-0310