Conheça 20 cursos para se preparar para a Copa e as Olimpíadas no Brasil

Centro Paula Souza oferece alternativas nas áreas de esportes, serviço e infraestrutura, nos níveis médio e superior

qua, 15/08/2012 - 15h40 | Do Portal do Governo

Faltam quatro anos para as próximas Olimpíadas e dois anos para a Copa do Mundo de 2014, que acontecem no Brasil. Quem quiser aproveitar essas oportunidades para dar um impulso na carreira, deve começar a se preparar agora. O Centro Paula Souza oferece 13 cursos técnicos e 7 cursos tecnológicos em áreas fundamentais para a realização dessas duas grandes competições esportivas.

Os cursos técnicos têm duração de um ano e meio e os tecnológicos (de nível superior) duram cerca de três anos. Os processos seletivos são semestrais. As inscrições para a próxima seleção começam em setembro.

As Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais oferecem 11 cursos nas áreas de serviços e turismo e 9 na área de infraestrutura. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), já estão sendo investidos R$ 33 bilhões em infraestrutura e o setor de turismo deverá gerar R$ 9,4 bilhões. No mercado de trabalho, isso representa 710 mil novos empregos – 330 mil postos permanentes e 380 mil temporários.

Esportes e idiomas

Uma carreira diretamente ligada aos eventos e oferecida pelo Centro Paula Souza é a de técnico em Esportes e Atividade Física. O curso já é oferecido experimentalmente neste semestre para uma turma piloto de 30 alunos da Fundação Gol de Letra, parceira na iniciativa, e do Instituto Esporte & Educação. A partir de 2013, deve ser ministrado na futura Etec de Esportes, que está sendo construída na Vila Maria, com investimentos de R$ 32,8 por parte do Estado.

Em eventos internacionais desse porte, o conhecimento de outro idioma é fundamental. Por isso, os técnicos e tecnólogos de Etecs e Fatecs na área de turismo e serviços têm uma carga horária relevante em línguas, o que facilitará a recepção de turistas de outros países. No curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, por exemplo, os alunos têm aulas de inglês, francês, alemão e espanhol.

Outra iniciativa do Paula Souza para promoção do inglês é o Programa de Intercâmbio Cultural, que, neste ano, oferece 600 bolsas de estudo de inglês para alunos e professores das Etecs e das Fatecs. Os bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno e seguro saúde. O investimento do Governo do Estado na iniciativa chega a R$ 6,3 milhões.

Cursos técnicos

Área de turismo e serviços

Agenciamento de Viagem

Cozinha

Guia de Turismo

Hospedagem

Lazer

Serviços de Restaurante e Bar

Turismo Receptivo

Área de Infraestrutura

Desenho de Construção Civil

Edificações

Transporte Ferroviário

Transporte Rodoviário

Cursos tecnológicos (nível superior)

Área de Serviços

Gestão de Turismo

Área de Infraestrutura

Edifícios

Movimento de Terra e Pavimentação

Controle de Obras

Transporte Terrestre

Logística Aeroportuária

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 270 cidades paulistas.

As Etecs atendem cerca de 216 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 54 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza