Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida

Nesta quarta-feira (12), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências

ter, 11/10/2022 - 11h02 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (12) é celebrado o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados nesta data.

No Estado de SP, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras possuem autonomia para determinar rigidez de restrições conforme as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar.

Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Saúde

Durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, nesta quarta (12), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Amanhã (12), apenas os postos de doação da Pró-Sangue das Clínicas funcionarão das 8h às 16h. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da Capital, estarão fechados nesta quarta-feira, voltando com atendimento habitual na quinta-feira.

Assim como os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e as Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), conhecidas popularmente como de “alto custo”, as unidades da Farmácia Dose Certa não terão funcionamento no feriado, voltando aos atendimentos na quinta-feira (13).

Poupatempo

Em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, feriado nacional, os postos do Poupatempo em todo estado de São Paulo estarão fechados nesta quarta-feira (12). As unidades reabrem na quinta-feira (13) e o atendimento pode ser realizado mediante agendamento prévio, que pode ser realizado gratuitamente nos canais digitais do programa.

Em Porto Feliz, o Poupatempo segue fechado na quinta-feira (13), devido ao feriado municipal de aniversário da cidade. Neste caso, o posto reabre na sexta-feira (14).

Durante o feriado, as opções digitais seguem disponíveis nos canais eletrônicos do programa, como o portal – www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e pelo assistente virtual do Poupatempo, o P, que atende no portal e no Whatsapp, pelo número (11) 95220-2974.

Entre os mais de 230 serviços online, estão renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, Carteira de vacinação digital da Covid-19, entre outros.

CPTM, Metrô e EMTU

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação nesta quarta-feira, 12 de outubro, por conta do Dia de Nossa Senhora Aparecida. EMTU, CPTM, Metrô e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade vão monitorar suas operações e as equipes estão preparadas para fazer ajustes na circulação se for necessário.

CPTM – No feriado, a CPTM vai funcionar com intervalos médios programados de domingo e com trens reservas para atender ao possível aumento de demanda, especialmente para a partida final da Copa do Brasil (Corinthians X Flamengo), que acontecerá na Arena Corinthians, em Itaquera. A exceção será na Linha 10-Turquesa, que contará com Paese entre as estações Santo André e Tamanduateí, devido às obras nesta linha. Os veículos terão paradas obrigatórias nas estações Tamanduateí, São Caetano do Sul, Utinga, Prefeito Saladino e Santo André. 

Ida
– Parada Terminal Santo André Leste (trajeto: Rua Augusto Ruschi, Viaduto Pedro Dell Antônia, Avenida Industrial e Avenida Pres. Roosevelt)

– Parada Estação Pref. Saladino (trajeto: Rua Alfreds Paegle, Avenida Industrial, Rua Sumaré, Viaduto Juvenal Fontanella, Rua Sumaré, Avenida da Paz, Avenida dos Estados, Rua Bárbara Heliodora e Rua Beckman)

– Parada Terminal Utinga (trajeto: Rua Comendador Júlio Pignatari, Avenida da Paz, Rua Sumaré, acesso Rua Sumaré, Avenida da Paz, Avenida Industrial, Avenida Goiás, Rua Luís Gama, Rua João Pessoa e Rua Amazonas)

– Parada Terminal São Caetano do Sul (trajeto: Rua Serafim Constantino, Avenida Conselheiro Antonio Prado, Rua Pernambuco, Rua Profa. Maria Macedo, Avenida Guido Aliberti e Avenida Presidente Wilson)

– Parada Estação Tamanduateí

Volta
–  Parada Estação Tamanduateí (trajeto: Avenida Presidente Wilson, Avenida Guido Aliberti, Rua Baraldi e Rua Amazonas)

– Parada Terminal São Caetano do Sul (trajeto: Rua Serafim Constantino, Viaduto dos Autominstas, Rua Heloísa Pamplona, Praça Lions Clube, Rua Aquidaban, Praça Itália, Rua Aquidaban, Acesso Avenida dos Estados, Avenida dos Estados, Avenida da Paz e Rua Comendador Júlio Pignatari)

– Parada Terminal Utinga (trajeto: Rua Beckman, Rua Bárbara Heliodora, Avenida dos Estados, Viaduto Pres. Castelo Branco, Acesso Terminal Pref. Saladino)

– Terminal Pref. Saladino (trajeto: Praça Dr. Armando Arruda Pereira, Avenida dos Estados, Avenida Antônio Cardoso e Rua Visc. De Taunay)

– Parada Terminal Santo André Leste (trajeto: Rua Augusto Ruschi, Viaduto Pedro Dell Antônia, Avenida Industrial e Avenida Pres. Roosevelt)

Colaboradores ficarão à disposição dos passageiros para ajudar em caso de dúvidas. Além da Central de Relacionamento no 0800 055 0121. A CPTM irá emitir avisos sonoros nos trens e estações sobre a suspensão do serviço e as informações também estarão disponíveis nas redes sociais da companhia.

EMTU – As linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU seguirão a programação de domingo, podendo contar com reforço a depender do acompanhamento de demanda de passageiros. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô – Todas as linhas operadas pelo Metrô funcionarão normalmente das 4h40 à meia-noite. As frotas programadas para atender os passageiros serão as mesmas utilizadas em um domingo comum. Trens reservas entrarão em operação, se necessário.

ViaQuatro e ViaMobilidade – A linha 4-Amarela, da ViaQuatro, e as linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, terão oferta de trens de domingo. A operação será monitorada para inserir mais trens de acordo com a demanda.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

 Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

A Central de Atendimento (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias, assim como o telefone para emergências, o 195. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento online pelo chat terá funcionamento normal no feriado de quarta-feira (12), atendendo das 8h às 21h pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também será normal na quarta-feira das 8h às 18h. Já na Ouvidoria (0800 055 0565) não haverá expediente no feriado.

Agências – Todas as agências de atendimento presencial da Sabesp estarão fechadas no feriado de 12 de outubro, assim como os postos das unidades do Poupatempo ou do Descomplica SP. Também não estarão abertas, as agências Ganhatempo em Barueri, Resolve Fácil em Itapevi e Rede Fácil em Guarulhos.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Bom Prato

Durante o feriado nesta quarta (12), estarão em funcionamento apenas os restaurantes do Bom Prato das unidades 25 de Março, Brás, Campos Elísios, Guaianases, Lapa e São Mateus. Essas unidades também abrem aos sábados e domingos. Na quinta-feira (13), todos os 63 restaurantes do programa estarão em funcionamento.

Saiba mais sobre o programa Bom Prato, além dos endereços das unidades fixas e móveis, clicando aqui: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/bom-prato-funcionamento/.

Fazenda

Os postos da Fazenda estarão fechados na quarta-feira (12), e voltam a funcionar normalmente na quinta (13).