Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado de Finados

Nesta quarta-feira (2), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências

seg, 31/10/2022 - 16h21 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (2) é celebrado o feriado nacional do Dia de Finados. Com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados nesta data.

Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Saúde

Durante o feriado de Finados, na próxima quarta-feira (2), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

No dia 2, dos postos de doação da Pró-Sangue, apenas o posto Clínicas abrirá, das 8h às 16h. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br. O Centro de Referência ao Idoso (CRI) Norte estará fechado na quarta-feira (2), bem como o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na zona Leste da capital.

Assim como os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e as Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), conhecidas popularmente como de “alto custo”, as unidades da Farmácia Dose Certa não funcionarão no dia 2 de novembro.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo em todo o estado estarão fechados nesta quarta-feira (2) devido ao feriado nacional de Dia de Finados. As unidades reabrem na quinta (3) com atendimento presencial mediante agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente nas plataformas eletrônicas.

Durante o feriado, 240 serviços digitais permanecem disponíveis no portal – www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e pelo assistente virtual do Poupatempo, o P, que atende no portal e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Entre as opções, a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e comprovante digital de vacinação contra a Covid-19, entre outros.

CPTM, Metrô e EMTU

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação no Dia de Finados. Nas linhas da CPTM, EMTU, Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade os intervalos no feriado de 2 de Novembro seguirão a programação horária equivalente à de um domingo. As empresas irão monitorar as operações para fazer ajustes na circulação, adicionando ônibus e trens reserva sempre que necessário.

Todas as linhas funcionarão em horário normal. Nos trens metropolitanos (linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade) das 4h à meia-noite; e nas linhas do Metrô (linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás) das 4h40 à meia-noite.

Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários das linhas gerenciadas pela EMTU (regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte)  podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bikes –  Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e  ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes aos das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

A Central de Atendimento (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias, assim como o telefone para emergências, o 195. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas ininterruptamente.

O atendimento online pelo chat terá funcionamento normal no feriado desta quarta-feira (2/11), atendendo das 8h às 21h pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/chat-externo.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também será normal neste Dia de Finados, das 8h às 18h. Já na Ouvidoria (0800 055 0565) não haverá expediente no feriado.

Agências – Todas as agências de atendimento presencial da Sabesp estarão fechadas no feriado de 2 de novembro, assim como os postos das unidades do Poupatempo e do Descomplica SP. Também não estarão abertas as agências Ganhatempo em Barueri, Resolve Fácil em Itapevi e Rede Fácil em Guarulhos.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Bom Prato

Durante o feriado nesta quarta (2) estarão em funcionamento apenas os restaurantes do Bom Prato das unidades 25 de Março, Brás, Campos Elísios, Guaianases, Lapa e São Mateus. Essas unidades também abrem aos sábados e domingos. Na quinta-feira (3), todos os 63 restaurantes do programa estarão em funcionamento

Saiba mais sobre o programa Bom Prato, além dos endereços das unidades fixas e móveis, clicando aqui: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/bom-prato-funcionamento/.

Fazenda

Os postos da Fazenda estarão fechados na quarta-feira (2), e voltam a funcionar normalmente na quinta (3).