Confira o funcionamento dos serviços estaduais no Dia do Servidor Público

Nesta sexta-feira (28), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências

qua, 26/10/2022 - 12h02 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (28) é celebrado o Dia do Servidor Público no país. Em decreto, o Governador Rodrigo Garcia determinou ponto facultativo no Estado de SP e, com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados nesta data.

Em SP, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuam as mesmas da fase de transição. As prefeituras possuem autonomia para determinar rigidez de restrições conforme as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar.

Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Saúde

Durante o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, nesta sexta-feira (28), e do feriado de Finados, na próxima quarta-feira (2), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

No dia 28, os postos de doação da Pró-Sangue que estarão em funcionamento são Clínicas, Osasco, Mandaqui e Stela Maris, das 8h às 16h. Já no dia 2 de novembro, funcionará apenas o posto Clínicas, das 8h às 16h. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

O Centro de Referência ao Idoso (CRI) Norte estará fechado apenas na quarta-feira (2) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da Capital, estará fechado nas duas datas.

Assim como os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e as Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), conhecidas popularmente como de “alto custo”, as unidades da Farmácia Dose Certa não funcionarão no dia 2 de novembro, mantendo atendimento normal na sexta-feira (28).

Poupatempo

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, 28 de outubro, os postos do Poupatempo em todo estado de São Paulo estarão fechados nesta sexta-feira (28) e no sábado (29). As unidades reabrem normalmente na segunda-feira (31), com atendimento realizado mediante agendamento prévio, que pode ser realizado gratuitamente nos canais digitais do programa.

Durante o feriado, as opções digitais seguem disponíveis nos canais eletrônicos, como o portal – www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e pelo assistente virtual do Poupatempo, o P, que atende no portal e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Entre os quase 240 serviços online, estão renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, Carteira de vacinação digital da Covid-19, entre outros.

CPTM, Metrô e EMTU

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) não terão mudanças na operação nesta sexta-feira, 28 de outubro, no Dia do Servidor Público.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

A Central de Atendimento (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas, assim como o telefone para emergências, o 195. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas. O atendimento online pelo chat terá funcionamento normal, atendendo das 8h às 21h pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também será normal das 8h às 18h, assim como na Ouvidoria (0800 055 0565).

Agências – Todas as agências de atendimento presencial da Sabesp estarão funcionando, assim como os postos das unidades do Poupatempo ou do Descomplica SP.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Bom Prato

Durante o Dia do Servidor Público nesta sexta (28) os 63 restaurantes do Bom Prato funcionam normalmente. Saiba mais sobre o programa Bom Prato, além dos endereços das unidades fixas e móveis, clicando aqui: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/bom-prato-funcionamento/.

Fazenda

Os postos da Fazenda estarão fechados na sexta-feira (28), e voltam a funcionar normalmente na segunda (31).