Confira cinco dicas de livros no Dia Nacional do Livro Infantil

Na rede estadual, a prática da leitura é incentivada dentro e fora da escola

qui, 19/04/2018 - 17h14 | Do Portal do Governo

No Dia Nacional do Livro Infantil, a Secretaria da Educação listou cinco dicas de livros infantis. A data, que é comemorada no dia 18 de abril, foi escolhida em homenagem a Monteiro Lobato, criador da boneca de pano Emília e de outros personagens marcantes da literatura brasileira.

Confira as sugestões de livros:

  • Menina Bonita do Laço de Fita – Ana Maria Machado

Uma menina linda, que mais parecia uma princesa das terras da África, desperta a admiração de um coelho branquinho. Ele quer ser pretinho como ela. Mas, para isso, terá de descobrir qual é o segredo da garota.

  • Malala, a Menina que Queria Ir para a Escola – Adriana Carranca

A história da paquistanesa Malala Yousafzai, que quase perdeu a vida por querer ir para a escola, se espalhou pelo mundo com sua autobiografia. A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado e conta tudo o que viu por lá.

  • Ou Isto ou Aquilo – Cecília Meireles

Um clássico da literatura infantil. A trivialidade da temática escolhida por Cecília faz com que a obra seja sempre atual. A sutileza da sonoridade cativa os pequenos desde o primeiro verso.

  • O Rei de Quase-Tudo – Eliardo França

A história de um rei que queria ter tudo ajuda a trabalhar temas universais como paz, solidariedade e generosidade. A obra traz ainda belas aquarelas que despertam o imaginário infantil.

  • Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas) – Victor Hugo Borges

Inspirado em Neil Gaiman e Tim Burton, as histórias assombradas ganham vida e misturam monstros com personagens da cultura popular.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a leitura na rede estadual

A leitura é incentivada dentro e fora das escolas na rede estadual. Nas classes de Anos Iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental, o acervo com livros, revistas e gibis fica na própria sala de aula e é livre a qualquer hora. Os professores também adotam como práticas contação de histórias, teatro com fantoches e até uma ‘sacola viajante’. O intuito dessas ações é ampliar a imaginação e formar um novo público leitor.

A Escola Estadual Demosthenes Marques, por exemplo, que fica na capital paulista, desenvolve com os alunos do Ensino Fundamental Ciclo 1, o projeto “Coruja da Leitura”. A iniciativa incentiva o envolvimento dos pais, acompanhando ou auxiliando os pequenos na atividade. Cada estudante recebe uma sacola que conta com um caderno de desenho, em que, após ler o livro, ele reconta as melhores partes por meio de desenhos ou pequenos textos. Essas experiências podem ser compartilhadas em qualquer escola.

Da Secretaria da Educação