Concurso do Governo do Estado vai premiar melhores cafés de São Paulo

Evento pretende reunir mais de 500participantes, estimular produção sustentável de grãos de alta qualidade com práticas agrícolas inovadoras

sex, 02/06/2023 - 12h33 | Do Portal do Governo

Incentivar o aprimoramento técnico nas lavouras paulistas e premiar quem se dedica a levar os melhores produtos para a mesa da população são compromissos permanentes do Governo de São Paulo. Nesta semana, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento divulgou as regras do Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo, que visa ampliar a produção sustentável de grãos de alta qualidade com práticas agrícolas inovadoras nas principais regiões produtoras do estado.

Lançado no último dia 24, o concurso vem em um momento de otimismo no setor para a atual safra de café, que deve ser beneficiada pelo grande volume de chuvas no início deste ano. O Instituto de Economia Agrícola estima que a safra 2022/2023 deverá chegar a 4,8 milhões de sacas – mais de 290 mil toneladas –, aumento expressivo de 9,2% em relação à temporada anterior.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, enfatizou a importância da competição na cafeicultura e o potencial da safra paulista. “O objetivo da gestão estadual é agregar valor ao café regional e divulgar a diversidade de sabores e aromas das variedades produzidas nas lavouras paulistas, o que gera valor para toda a cadeia”.

Assim, o concurso é um instrumento para reconhecer o sucesso e a dedicação de quem investe em pesquisa, extensão rural, respeito ao meio ambiente e manejo sustentável para obter os melhores grãos. A produção do café em São Paulo teve expansão de quase 10% na estimativa da produtividade média do estado e, de janeiro a abril de 2023, registrou US$ 232 milhões em exportações.

Como participar

O Concurso Estadual Qualidade do Café São Paulo tem como foco o aumento de emprego e renda na cafeicultura familiar. Também promove e divulga os cafés do estado para o mercado interno e externo, integra cooperativas e associações, fortalece o produto dentro e fora do Brasil, estimula demanda por tecnologia no campo e identifica diferentes qualidades de café nas regiões produtoras.

O concurso é aberto a todos os cafeicultores paulistas – a inscrição é gratuita. Os participantes devem submeter amostras para avaliação de especialistas em uma degustação às cegas. A última edição reuniu cerca de 200 amostras e, neste ano, a meta é ultrapassar a marca de 500 inscritos.

O prazo final para entrega das inscrições e amostras dos cafés nas Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (CATIs) Regionais é 15 de outubro. As amostras serão codificadas após inserção dos dados cadastrais em um sistema informatizado, que ficará em sigilo até a classificação final.

A premiação será distribuída da seguinte forma: categoria 1 – Coffea arabica convencional preparado por via seca (café natural); categoria 2 – Coffea arabica convencional preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado); categoria 3 – Coffea arabica convencional preparado via fermentação induzida; e categoria 4 – Coffea arabica orgânico, independente de processo de preparação.

Todas as amostras com nota mínima de 80 pontos, de acordo com a pontuação de qualidade global de cada categoria, vão receber certificados e integrar a Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, com divulgação no site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.