Concurso de redação sobre a paz levará alunos das Etecs à ONU e ao Japão

Projeto, que envolve outros oito países, premiará dois estudantes das Etecs Takashi Morita e Vila Formosa, na capital

sex, 20/04/2012 - 17h41 | Do Portal do Governo

Estudantes do Ensino Médio das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Takashi Morita e Vila Formosa, na capital, vão participar do concurso de redação “Mensageiro da Paz”.

Os vencedores serão premiados com uma viagem para conhecer a sede da ONU, em Genebra, na Suíça, e Hiroshima e Nagasaki, cidades japonesas atingidas pela bomba atômica na Segunda Guerra Mundial.

Organizado pela “Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil”, da qual faz parte o patrono que nomeia a Etec Takashi Morita, o projeto tem como objetivo promover a reflexão sobre o uso da energia nuclear, preservar a memória dos ataques sobre o Japão e integrar culturas.

O concurso tem como tema a paz e também acontece no Japão, Finlândia, Peru, Nova Zelândia, Suíça, Argentina, Holanda e Vietnã. No Brasil, apenas as duas Etecs participam. A viagem acontece entre julho e agosto. Para lançar a competição, as duas Etecs recebem nesta semana a visita de um representante do prefeito de Nagasaki, Ikuro Maruo, acompanhado da estudante japonesa Erina Yazaki, que já ganhou o concurso em uma edição anterior.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 270 cidades paulistas. As Etecs atendem cerca de 216 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 54 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza