Concurso de charges e caricaturas está aberto para 2,1 milhões de alunos da rede estadual

Obras selecionadas serão expostas no Salão de Humor de Piracicaba; crianças entre 7 e 14 anos podem enviar seus trabalhos até 12 de agosto

sex, 05/07/2013 - 20h03 | Do Portal do Governo

Está aberto o concurso de charges, caricaturas, cartuns e histórias em quadrinhos (HQ) para cerca de 2,1 milhões de alunos das escolas da rede estadual de ensino paulista. Até o dia 12 de agosto, crianças entre 7 e 14 anos matriculadas nas unidades da Secretaria da Educação do Estado podem enviar seus trabalhos. Todos os desenhos serão encaminhados à organização da mostra internacional “Salão de Humor de Piracicaba” e as obras selecionadas serão expostas no evento “Salãozinho”, marcado para o dia 24 do próximo mês.

A inscrição é gratuita e os pequenos artistas podem enviar até dois desenhos. Além de participar da exposição, um dos maiores eventos de humor gráfico do mundo, os estudantes selecionados também recebem medalhas pela participação e outros prêmios definidos pela comissão.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba completa 40 anos em 2013 e tem como sede histórica a cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Para que os alunos tenham a oportunidade de aprender a desenhar, a Secretaria conta com a parceria da Secretaria Municipal da Ação Cultural e do Centro Nacional de Humor Gráfico (CEDHU) de Piracicaba.

O CEDHU oferece aos professores estaduais da cidade o curso Humor em Sala de Aula, que prepara os educadores para trabalhar com os alunos recursos humorísticos das charges, caricaturas, cartuns e histórias em quadrinhos. Desde 2008, a iniciativa já capacitou em média de 250 docentes da rede estadual.

“O objetivo é fazer com que crianças e adolescentes coloquem em prática a criatividade para a produção de desenhos e que despertem não só o riso, como também a visão crítica no público”, afirma o dirigente regional de ensino de Piracicaba, professor Fábio Augusto Negreiros.

Secretaria da Educação
(11) 3218-2061 / 2020