Comunidades quilombolas do Vale do Ribeira recebem vacina contra a febre amarela

Ação foi realizada após termo de cooperação firmado entre a Secretaria da Saúde e a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Itesp

sex, 01/03/2019 - 12h21 | Do Portal do Governo

O Departamento de Saúde do município de Eldorado e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Regional Vale do Ribeira, realizaram a Campanha de Combate à Febre Amarela nas comunidades quilombolas de André Lopes e Sapatu, no município de Eldorado, no Vale do Ribeira. A medida foi adotada pelo Governo do Estado para atuar na prevenção contra a febre amarela em assentamentos e comunidades quilombolas.

A ação foi realizada após um termo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Itesp.

Foram vacinadas 25 pessoas contra a febre amarela e 33 receberam outros tipos de vacina. As equipes de saúde ainda fizeram palestras de conscientização para que as comunidades tomem conhecimento sobre as formas de se prevenir contra a doença.

Novas campanhas serão realizadas no mês de março. No dia 14, as ações serão em Ivaporunduva no período da manhã e em Nhunguara durante a tarde. Já no dia 21, as atividades serão em Pedro Cubas pela manhã e em Pedro Cubas de Cima à tarde. Essas comunidades também estão situadas no município de Eldorado.

O Governo do Estado reconheceu 36 comunidades como remanescentes de quilombos, nas quais vivem 1.445 famílias, monitoradas pelo trabalho da Fundação Itesp, que atende ainda mais 7.133 famílias de agricultores.

Secretaria da Justiça e Cidadania
Assessoria de Comunicação
(11) 3291-2612
imprensa@justica.sp.gov.br