Começa perfuração de rocha que vai concluir esgotamento sanitário do rio Pinheiros

Sabesp utilizará tecnologia alemã para perfurar túnel de 1,5 de diâmetro, que permitirá a coleta e tratamento de esgoto do Panamby, Real Parque e Vila Andrade, fechando a rede da bacia do Pinheiros

ter, 18/09/2012 - 16h27 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin vistoriou nesta terça-feira, 18, a obra que vai perfurar uma rocha de 5.000 toneladas e 1 km de extensão nas margens do rio Pinheiros. O túnel terá 1,5 metro de diâmetro e vai atravessar a rocha com o uso de um equipamento de alta tecnologia, um shield (“tatuzão”). Ainda no evento, Alckmin fez a prestação de contas das 564 obras do Projeto Tietê em andamento ou em licitação na Grande São Paulo, que somam um investimento de R$ 2,3 bilhões.

“O Projeto Tietê é o maior projeto de saneamento ambiental do país e um dos maiores do mundo”, ressaltou. De acordo com o governador, a RMSP possui 84% de esgoto coletado e 70% de esgoto tratado. Até o final do projeto, previsto para 2015, a cidade de São Paulo deve ter 94% de esgoto coletado. “É um trabalho importante, pois era uma região com baixo saneamento. Pela primeira vez, São Paulo está entre as 20 melhores cidades do Brasil em termos de saneamento básico”.

Fabricado na Alemanha, o shield trabalha a 13 metros de profundidade. É controlado da superfície e guiado por laser. Uma câmera permite acompanhar a operação da máquina, em tempo real, da cabine de comando, por meio de um monitor LCD. A máquina também reaproveita a água usada no processo e a própria rocha que está sendo escavada: o líquido retorna para a escavação enquanto a pedra moída vira brita para pavimentação.

A tubulação, chamada de interceptor Pinheiros (IPi-8), é fundamental para que o esgoto coletado das casas seja levado até a estação de tratamento, em Barueri. Além da perfuração em rocha, será feita uma travessia por baixo do rio Pinheiros, com 203 m de extensão. Quando a obra estiver concluída, no primeiro semestre de 2013, o esgoto de cerca de 80 mil moradores dos bairros Panamby, Real Parque e Vila Andrade será tratado na estação de Barueri. O investimento é de R$ 17,8 milhões.

Mais do que isso, o interceptor e a travessia fecham a espinha dorsal de coleta de esgoto no Pinheiros. Toda a extensão do rio, dos dois lados, passará a ter tubulação para enviar os rejeitos até o tratamento em Barueri.

Semana do Tietê

O evento marca as comemorações da Semana do Tietê, cujo dia é celebrado no próximo sábado, 22. As obras do Projeto Tietê, iniciadas em 1992, já trazem importantes resultados.

Um estudo da Fundação SOS Mata Atlântica, ONG que monitora a qualidade do rio desde o início do projeto, mostra que a mancha de poluição diminuiu 160 km entre 1992 e 2008. Se antes ela chegava até a barragem de Barra Bonita, a 260 km da capital, agora recuou até Salto, a 100 km de São Paulo.

Outro estudo mostra os resultados positivos. O Instituto Trata Brasil colocou São Paulo, pela primeira vez, na lista das 20 melhores cidades do país em saneamento. O levantamento também destaca os investimentos da Sabesp na capital como razão para o avanço.

A Agência Nacional de Águas (ANA) também destaca a melhoria na qualidade da água do Tietê. O relatório “Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2012” destaca São Paulo como “um dos Estados que mais investiram em saneamento na última década” e cita especificamente a melhoria na qualidade da água do Tietê na medição da ponte Aricanduva.

Da Sabesp