Começa a contagem regressiva para a 6ª Virada Cultural Paulista

Faltando poucos dias para o início do evento, 27 cidades do interior e litoral se preparam para receber cerca de mil atrações em 24h de música, teatro, dança e circo

ter, 15/05/2012 - 11h29 | Do Portal do Governo

Falta pouco para o início da 6ª Virada Cultura Paulista, evento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo em 27 cidades do interior e litoral. Os municípios já começaram a contagem regressiva para receber, nos dias 19 e 20 de maio, artistas como Titãs, Ultraje a Rigor, Céu, Ky-Mani Marley, Fernando Ferrer, Arto Lindsay, Cibelle, Ceumar, Nando Reis, Emicida, Fernanda Abreu, Racionais MCs, entre outros grandes nomes. Ao todo, a Secretaria de Estado da Cultura programou mais de 1.000 atrações, em parceria com as Prefeituras e com o SESC-SP.

Confira os destaques da programação

“A Virada é um marco no calendário dos eventos do Estado e tem uma enorme importância para a interiorização e descentralização da programação cultural de qualidade, uma das metas do Governo”, afirma o secretário da Cultura, Marcelo Araujo.

Na programação de 2012, destaque para nomes consagrados da música brasileira como Dominguinhos, Luiz Melodia, Zélia Duncan, Lobão, Ultraje a Rigor, Titãs e Pitty com o projeto Agridoce em parceria com o guitarrista Martin. Também artistas que participam pela primeira vez da Virada: Nando Reis, Emicida, Gaby Amarantos, Planta e Raiz e Fernanda Abreu, além de jovens talentos como Filipe Catto, Fepa, Letuce, Daniel Gonzaga, Marcelo Jeneci, Thiago Pethit, Mariana Aydar, Gabriel Sater e Karina Buhr, Tulipa Ruiz, Nina Becker e 5 à Seco.

Como na edição passada, a Secretaria de Estado da Cultura traz artistas estrangeiros. Para este ano, a Virada conta com shows de Ky-Mani Marley e Fernando Ferrer, além de Arto Lindsay, que participa do show da paulistana Cibelle, destaque no exterior. Outra artista brasileira com carreira internacional, que vive atualmente na Holanda, é Ceumar.

A Virada terá ainda uma intensa programação de espetáculos de teatro, com peças como RJ de Shakespeare – Juventude Interrompida, com direção do carioca João Fonseca em São João da Boa Vista; Alguns Blues do Tennesse, do Grupo Tapa em Indaiatuba; O Bosque, dirigido pelo italiano Alvise Camozzi em Mogi das Cruzes; Alguém Acaba de Morrer Lá Fora, com Lucélia Santos no elenco dirigida por seu filho Pedro Neschling, em Santa Bárbara D’Oeste; e espetáculos de dança, performances e intervenções, stand up comedy, circo e cultura popular.

O SESC São Paulo, como nas edições anteriores, é parceiro do evento, desenvolvendo uma série de atividades em 13 das suas unidades do interior e litoral. Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC São Paulo, reforça que a participação do SESC na Virada Cultural Paulista constitui “um alinhamento com os objetivos de se proporcionar o acesso da população aos bens culturais, além de ampliar o raio de ação e de experiências do SESC, fortalecendo os vínculos com o público de diferentes regiões do Estado e as parcerias institucionais”.

A Virada Cultural Paulista 2012 será realizada nas cidades de Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, Santo André, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Realização

O Governo de São Paulo realiza a Virada Cultural Paulista em parceria com os municípios. Enquanto o Estado é responsável pela programação principal, cabe aos municípios a infraestrutura para a realização do evento, além da contratação, em alguns casos, de artistas e atrações locais. Para edição 2012 estão programadas, além das atrações principais, espetáculos com artistas regionais, lançamentos literários, feiras gastronômicas e até mesmo uma zombie walk. Já o SESC-SP preparou programação integrada à Virada em 13 das cidades participantes.

Veja a programação completa no site www.cultura.sp.gov.br.

Histórico

Inspirada na Virada Cultural da capital, a Virada Cultural Paulista não para de crescer desde sua primeira edição em 2007. Naquele ano foram 200 atrações em 10 cidades e o público chegou a 200 mil pessoas. Em 2008 foram 476 atrações, atingindo um público de mais de 738 mil pessoas. Em 2009, a Virada contou com 560 atrações e levou 1 milhão de pessoas para as ruas. Em 2010 chegou a 1,5 milhão. E em 2011, mais de 1.000 atrações contaram com um público de 1,7 milhão de pessoas.

Da Secretaria da Cultura