Colesterol alto atinge 30% das crianças com histórico familiar

Estudo do Instituto Dante Pazzanese também apontou que 87% das crianças avaliadas ingeriam quantidades excessivas de gorduras

qui, 09/08/2012 - 19h53 | Do Portal do Governo

Levantamento realizado pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese, unidade da Secretaria de Estado da Saúde referência nacional em cardiologia, faz um alerta aos pais: cerca de 30% das crianças e adolescentes com histórico familiar de cardiopatias têm colesterol total elevado.

O estudo também mostrou que, do total de 100 crianças e adolescentes avaliadas na unidade, com idades entre 5 e 17 anos, 8% apresentavam uma quantidade de LDL, que é o “colesterol ruim”, aumentado, enquanto 45% apresentavam uma quantidade de HDL, que é o colesterol bom, abaixo do necessário.

Além dos níveis de colesterol elevados, 40% das crianças avaliadas eram sedentárias e 87% ingeriam quantidade excessiva de gorduras.

“O aumento do colesterol ruim e a diminuição do colesterol bom é uma das causas de doenças cardiovasculares. Por isso, a conscientização sobre a importância de uma alimentação adequada na infância é fundamental para um crescimento saudável”, diz Cristiane Kovacs, nutricionista do hospital estadual Dante Pazzanese.

Segundo a nutricionista, alimentos como o azeite, o abacate e a azeitona, ricos em gorduras monoinsaturadas, ajudam a aumentar a quantidade de colesterol bom no sangue. Já alimentos como queijo amarelo, carnes gordas ou com muita gordura aparente, pele de frango e coco por exemplo, por serem ricos em gorduras saturadas, contribuem para o aumento do colesterol ruim se ingeridos em excesso.

“A adoção de hábitos saudáveis na infância, com alimentação balanceada e prática de atividade física, pode ser o caminho para a prevenção e o controle de problemas de saúde no futuro. Isso porque hábitos inadequados adquiridos ao longo da vida são muito mais difíceis de serem modificados na fase adulta”, alerta Cristiane.

Da Secretaria da Saúde