Cogumelos ganham livro de receitas para incentivar seu consumo

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançou o livro "Cogumelo - Variedades e Receitas"

qui, 20/08/2015 - 20h06 | Do Portal do Governo

Para incentivar o consumo in natura e a produção de cogumelos comestíveis gerando renda para o agricultor familiar, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançou o livro “Cogumelo – Variedades e Receitas”. A publicação é uma parceria entre a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e traz informações e receitas sobre os diversos tipos de cogumelos – donos de propriedades caras à saúde humana.

O livro foi lançado na última terça-feira, 18, durante a abertura do VIII Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil (Sicog), na Universidade de Sorocaba (Uniso). O objetivo é que as receitas e informações de suas páginas incentivem o consumo ao oferecer alternativas saborosas de pratos tendo como ingrediente principal cogumelos como shiitake, paris, portobelo e shimeji.

Um ponto positivo é que a produção de cogumelo in natura é predominantemente feita por agricultores familiares, sendo uma fonte de geração de renda para as famílias que vivem da terra. E o aspecto nutricional dos cogumelos não deve ser menosprezado: eles são importantes na dieta alimentar por conterem proteínas de alto valor biológico em sua composição, além de carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B, minerais e baixa quantidade de gordura.

“O livro cumpre uma das principais orientações do governador Geraldo Alckmin para nós da Secretaria, que é gerar renda ao produtor rural, principalmente o pequeno. O nosso objetivo é ampliar o consumo, aumentando assim o mercado consumidor e consequentemente o número de produtores”, destacou Arnaldo Jardim.

Existem diversas espécies conhecidas de cogumelos que são comestíveis e consumidas pelo mundo todo, atualmente são cerca de 10 mil, das quais aproximadamente duas mil são consideradas próprias para alimentação. O baixo consumo do fungo pode ser medido pelo dado que aponta apenas 25 variedades sendo produzidas comercialmente.

“É um livro pensado para incentivar o consumo de cogumelos in natura. Porque muita gente ainda não conhece os vários usos do cogumelo, acha que ele só pode ser feito com estrogonofe ou refogado em restaurante japonês”, pontuou Michel Reche Beraldo, coordenador da Codeagro.

Com saúde

“Nossa preocupação na Secretaria foi fazer um livro de receitas que sejam saudáveis, que façam bem para as pessoas. Este é um ponto que temos trabalhado em todos os segmentos das nossas receitas, garantir uma vida saudável”, pontuou Milene Gonçalves Massaro, nutricionista da Codeagro responsável pela organização da publicação.

Ela completa ainda que esta preocupação da Secretaria com a saúde guia a confecção de receitas utilizando o máximo possível de alimentos cozidos ou assados, evitando a fritura. Um exemplo saboroso dessa alternativa saudável destacado por Milene é o hambúrguer de portobelo. Em vez da carne, coloca-se o cogumelo inteiro, oferecendo opção para quem tem restrição a proteína animal ou quer diminuir o consumo de carne vermelha.

A publicação leva ao leitor orientações importantes sobre como escolher o tipo adequado do fungo, maneira correta de higienização e armazenamento, informação nutricional de cada uma das variedades, além de destacar a funcionalidade do cogumelo.

Os cogumelos podem ser utilizados na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia e são donos de propriedades preventivas da senilidade, úlcera, inflamações, infecções, contaminação viral e câncer.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento