Circuito Cultural Paulista segue com programação em outubro

Programa da Secretaria da Cultura leva atrações gratuitas ao interior e ao litoral do Estado

qui, 04/10/2012 - 9h09 | Do Portal do Governo

Com a proposta de formar públicos e viabilizar o acesso à diversidade cultural paulista, o Governo do Estado de São Paulo, em parceria com 80 municípios do interior e litoral, dá continuidade ao Circuito Cultural Paulista com programação variada no mês de outubro. Em sua sexta edição, o evento conta com o maior número de cidades participantes desde sua criação, em 2006. São oito meses de atividades culturais gratuitas, com um total de 616 atrações.

Um dos destaques da programação de outubro é o espetáculo circense “Orpheus do Subúrbio”, do grupo israelense Clipa Theater, que será apresentado nas cidades de Lençóis Paulista (04/10), Botucatu (05/10), Registro (12/10) e Iguape (13/10). Na mitologia grega, Orpheus (ou Orfeu) foi o primeiro musicista da história – sua música acalmava as feras e fazia as pedras dançarem. Quando sua amada Eurídice morre, ele se aventura no mundo subterrâneo, cruzando o rio das almas e memórias para trazê-la de volta.

Com muita peripécia a Cia. Articularte encena uma divertida viagem em volta do mundo da imaginação. O espetáculo infantil “Volta ao Mundo em 80 Dias”, baseado na história de Júlio Verne, usa sucata para compor o cenário e os meios de transporte utilizados pelos personagens. A peça passará pelas cidades de Ilhabela (10/10), Paraguaçu Paulista (17/10), Martinópolis (18/10), Regente Feijó (19/10), Mirandópolis (26/10) e Americana (31/10).

Santa Fé do Sul (12/10), Votuporanga (13/10), Fernandópolis (14/10), Lins (18/10), Araçatuba (19/10), Lorena (27/10) recebem a peça “A Dama do Mar”. O texto do norueguês Henrik Ibsen, do século XIX, tem como protagonista Élida Wangel, uma mulher casada que vive das lembranças de um marinheiro que lhe prometeu casamento, porém, nunca mais apareceu. Aprisionada a uma vida burguesa, o seu cotidiano só ganha sentido nos momentos em que mergulha no mar, símbolo da liberdade e do prazer.

A distribuição de ingressos para os espetáculos do Circuito Cultural Paulista é de responsabilidade das prefeituras dos municípios participantes. Confira a programação completa em www.cultura.sp.gov.br.

Da Secretaria da Cultura