Circuito Cultural Paulista chega à marca de 100 cidades atendidas e encerra o ano com programação especial

Programa do Governo de São Paulo leva diversas atrações culturais gratuitas ao interior; público poderá prestigiar a cantora Cida Moreira e a banda Black Rio com tributo a Tim Maia

sáb, 05/10/2013 - 19h05 | Do Portal do Governo

O Circuito Cultural Paulista, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, chega à marca dos 100 municípios atendidos com a realização de mais de 720 atividades gratuitas ao longo do ano. Nesse bimestre, o programa conta com a inclusão das cidades de Ouroeste, Batatais, Carapicuíba, Itapira, Novo Horizonte e Theodoro Sampaio. Realizado em parceria com as prefeituras, o Circuito promove espetáculos de circo, dança, teatro e música, com o objetivo de ampliar o acesso da população a produtos culturais de qualidade.

Ao longo desses seis anos, o programa contou com a participação de grandes artistas do cenário nacional, entre os quais se destacam a atriz Fernanda Montenegro na peça “Viver Sem Tempos Mortos”, e montagens inéditas como “O Contrato”, de Débora Falabella, em que o público do interior pode participar do processo de construção do espetáculo. Além dos cantores Tom Zé, Luiza Possi, Paula Lima, companhias como Circo Vox, Cisne Negro Cia. de Dança, Escola Bolshoi, e muitos outros já participaram do Circuito. Desde sua criação, em 2007, o Circuito atingiu um público estimado em 1 milhão de pessoas.

“A descentralização do acesso à cultura é uma das diretrizes prioritárias estabelecidas pelo Governador Geraldo Alckmin para a Secretaria de Estado da Cultura. O Circuito Cultural Paulista tem exatamente este objetivo. O programa vem continuamente atuando na formação de plateias para as diversas linguagens artísticas, além de proporcionar aos artistas e grupos a oportunidade de se apresentar nas mais diversas regiões do Estado” afirma o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo.

Um dos destaques da programação de outubro e novembro é o espetáculo musical com Cida Moreira “Cabarecht” que traz a cantora paulista no elenco e na direção musical. A montagem baseada na obra de Bertold Brecht revisita os cabarés alemães dos anos 1920. O texto resgata o decadente glamour da época e coloca em cena e hipocrisia das classes. O espetáculo passará por Valparaíso (25/10), Andradina (26/10), Presidente Epitácio (27/10), Lorena (1/11), Limeira (2/11), Lins (16/11) e Santa Cruz do Rio Pardo (17/11).

A banda Black Rio prepara uma apresentação imperdível, em homenagem ao cantor Tim Maia, com um panorama da evolução do cenário samba-funk e soul brasileiro através canções das diversas fases de Tim. Não faltarão clássicos como “Sossego”, “Descobridor dos Sete Mares”, “Primavera”, “Azul da Cor do Mar” e “Acenda o Farol”. As apresentações acontecem nas cidades de Araçatuba (26/10), Atibaia (9/10), Bananal (19/10), Guaratinguetá (18/10), Ilha Solteira (25/10), Ouroeste (27/10), Paraibuna (20/10) e Itatiba (1/11).

O show “Asa Branca”, com Maria Alcina é um tributo ao centenário de Luiz Gonzaga, e levará para o público de Santa Cruz do Rio Pardo (11/10), São José do Rio Pardo (18/10), Ourinho (19/10), Lins (20/10), São Bento do Sapucaí (24/10), Espírito Santo do Pinhal (27/10), Limeira (31/10) e São Sebastião (8/11) clássicos do forró, ritmo nordestino tão brasileiro, como “Paraíba”, “Baião”, “Sabiá”, “Qui Nem Jiló” e muitas outras surpresas.

Já o musical infantil “Operilda na Orquestra Amazônica” apresenta a personagem que recebe a missão de contar para as crianças a história da música erudita do Brasil. O repertório mostra a influência dos europeus, negros escravos e índios na formação da nossa música erudita, apresentando desde valsas, modinhas, maxixes e até clássicos de Carlos Gomes, Camargo Guarnieri e Tom Jobim. “Operilda”, criada e interpretada por Andréa Bassitt, tornou-se conhecida do público infantil ao protagonizar por seis anos a série ‘Aprendiz de Maestro’, na Sala São Paulo. As cidades Capivari (25/10), Jaguariúna (27/10), Agudos (8/11), Mococa (9/10), Americana (10/11), Santa Rosa de Viterbo (16/11), Botucatu (17/11) e Ibitinga (23/11) recebem o espetáculo.

Com linguagem contemporânea, o Circo Vox homenageia e relembra os anos que marcaram a trajetória do Circo no Brasil com o espetáculo “Nostalgia”. A apresentação conta com depoimentos em vídeo, número de circo, canto, dança e o muito humor e passa por Atibaia (3/10), Franco da Rocha (4/10), Itatiba (5/10), Jaú (12/10), Lençóis Paulista (11/10). Orlândia (6/10) e Santa Bárbara D’Oeste (10/10).

A distribuição de ingressos para os espetáculos do Circuito Cultural Paulista é responsabilidade das prefeituras dos municípios participantes.

Confira a programação completa

Sobre o Circuito Cultural Paulista

O Circuito Cultural Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa promover a difusão cultural descentralizada. Por meio da realização de espetáculos em diversas linguagens artísticas em cidades do interior e litoral, busca atuar na formação de público e no acesso da população à diversidade artística. A sexta edição do programa, leva até o mês de novembro espetáculos de circo, teatro, dança e música para 100 cidades do interior e do litoral de São Paulo. São oito meses de atividades culturais gratuitas, cerca de 720 atrações programadas ao longo do ano. Cada cidade recebe uma atração por mês. Atualmente, o programa é executado pela organização social de cultura Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA).

Os municípios participantes são: Adamantina, Agudos, Americana, Andradina, Araçatuba, Assis, Atibaia, Avaré, Bananal, Bariri, Barretos, Batatais, Bertioga, Botucatu, Bragança Paulista, Brodowski, Buritama, Cabreúva, Caconde, Capela do Alto, Capivari, Carapicuíba, Catanduva, Cubatão, Dois Córregos, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Franco da Rocha, Garça, Guaíra, Guararema, Guaratinguetá, Guariba, Ibitinga, Iguape, Ilha Solteira, Ilhabela, Itanhaém, Itapeva, Itapira, Itatiba, Itararé, Jaguariúna, Jandira, Jaú, José Bonifácio, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Lorena, Lucélia, Martinópolis, Matão, Miguelópolis, Miracatu, Mirandópolis, Mococa, Mogi das Cruzes, Monte Alto, Monte Aprazível, Nova Odessa, Novo Horizonte, Orlândia, Ourinhos, Ouroeste, Palmital, Paraibuna, Paraguaçu Paulista, Penápolis, Pindamonhangaba, Piraju, Pirassununga, Pompéia, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Registro, Ribeirão Pires, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Fé do Sul, Santa Isabel, Santa Rosa de Viterbo, Santana de Parnaíba, São Bento do Sapucaí, São José do Rio Pardo, São Manuel, São Sebastião, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Suzano, Taquarituba, Theodoro Sampaio, Tupã, Valparaíso, Vargem Grande do Sul, Votuporanga.

Da Secretaria da Cultura