Ciência sem Fronteiras seleciona nove alunos das Fatecs para estudar no exterior

Alunos irão cursar um ano de graduação no Canadá, no Reino Unido e na Austrália; bolsa inclui mensalidade, auxílio-instalação, passagens aéreas e seguro saúde

qua, 28/11/2012 - 12h22 | Do Portal do Governo

Nove alunos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Carapicuíba, Ipiranga (capital), Jundiaí, São Caetano do Sul, São José dos Campos e São Paulo foram selecionados pelo Programa Ciência sem Fronteiras para cursar um ano de graduação sanduíche no Canadá, no Reino Unido e na Austrália (veja lista dos aprovados abaixo). Eles viajam em julho de 2013 com bolsas que incluem mensalidade, auxílio-instalação, passagens aéreas e seguro saúde.

Até 14 de janeiro, estão abertas inscrições para a próxima edição do Ciência sem Fronteiras. No caso dos alunos de cursos de tecnologia, são 13 opções de países. Os pré-requisitos são: ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo um semestre e estar, no máximo, no penúltimo semestre do curso no momento previsto da viagem; apresentar proficiência no idioma do país de destino; e possuir bom desempenho acadêmico. Cada país tem um regulamento específico, detalhado no site do programa.

O Ciência sem Fronteiras é realizado pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) por meio de suas respectivas instituições de fomento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes – e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Aos estudantes de Fatecs que queiram concorrer a vagas em países de língua inglesa – que exigem pontuação mínima no exame de proficiência -, o Centro Paula Souza fechou parceria com o British Council, o conselho britânico, que permite realizar gratuitamente o International English Language Testing System (Ielts). Para concorrer, é necessário fazer antes o teste de nivelamento Aptis. As inscrições devem ser feitas com o professor de inglês ou o coordenador institucional do programa Ciência sem Fronteiras de cada Fatec. Os exames devem ocorrer em dezembro.

Alunos das Fatecs aprovados no programa Ciência sem Fronteiras:

Canadá

Catarina Smidth Panssonatto (Fatec Jundiaí)

Fabiana Rodrigues da Silva (Fatec Carapicuíba)

Leonardo Gonzaga Carvalho (Fatec São Paulo)

Bruno de Sousa Delgado (Fatec São Caetano do Sul)

Domingos Francisco P. Junior (Fatec Carapicuíba)

Ricardo Rodrigues da Silva (Fatec São José dos Campos)

Reino Unido

Bruno Henrique Rebanda (Fatec Ipiranga)

Keila Talita Fukuda (Fatec Ipiranga)

Austrália

Marcus Vinicius Porteira Lopes (Fatec São Paulo)

Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. mais informações em www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Do Centro Paula Souza