Ciclovia Rio Pinheiros completa quatro anos de existência

Desde sua inauguração, em 2010, a ciclovia já recebeu mais de 1,4 milhão de ciclistas

qui, 27/02/2014 - 12h10 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 27, a Ciclovia Rio Pinheiros completa quatro anos de atendimento aos ciclistas que optaram por esta via como alternativa de deslocamento.

Os números de acesso ao longo do período revelam a crescente adesão ao modal. Desde sua inauguração, em 2010, a ciclovia recebeu mais de 1,4 milhão de ciclistas. Em 2013, cerca de 522 mil pessoas utilizaram os serviços da via, enquanto que, em 2010, foram 160 mil acessos.

A ciclovia Rio Pinheiros tem 21,2 quilômetros de extensão, ao longo da Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], que vão da av. Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo, à estação Villa-Lobos – Jaguaré. Ao todo, são cinco acessos: pela av. Miguel Yunes e pelas estações Jurubatuba, Santo Amaro, Vila Olímpia e Cidade Universitária.

A Ciclovia conta com seis pontos de apoio com banheiro, bebedouro e atendimento, ao longo do percurso: av. Miguel Yunes, Santo Amaro, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Cidade Universitária e Villa-Lobos/Jaguaré. Além disso, há um estacionamento para carros com 45 vagas, localizado no acesso da ciclovia pela av. Miguel Yunes.

Bicicletas na CPTM

A opção pela bicicleta, além de ser uma prática saudável e não poluente, também contribui para a diminuição do uso de automóveis e congestionamentos. Para muitos usuários da CPTM, a bike não é só uma ferramenta para o lazer, mas uma forma de transporte para chegar ao trabalho.

Além dos serviços da Ciclovia Rio Pinheiros, a CPTM oferece às pessoas que utilizam bicicletas facilidades como bicicletários e paraciclos nas estações. Outra forma de incentivo é a permissão do acesso de ciclistas nos trens da CPTM em determinados dias. Nos domingos e feriados, elas são liberadas durante todo o período de funcionamento das estações; aos sábados, das 14h até o final da operação.

Obras da Linha 17-Ouro

Em razão da implantação da Linha 17-Ouro do Metrô, a ciclovia está interditada no trecho entre as estações Vila Olímpia e Granja Julieta. Para o transporte dos ciclistas, o Metrô disponibiliza vans equipadas com carretas dotadas de paraciclo, enquanto desenvolve rota alternativa com 8 km na margem oposta do Rio Pinheiros.

Da CPTM