Chefs no Bom Prato encerra curso com formatura no Palácio dos Bandeirantes

Os alunos serão avaliados pelos chefs para uma oportunidade de estágio nos restaurantes ligados à Associação dos Profissionais de Cozinha, parceira no projeto

seg, 03/12/2012 - 18h11 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira, 3, no Palácio dos Bandeirantes, da formatura de 20 alunos do curso de Ajudante de Cozinha do projeto piloto Chefs no Bom Prato. O curso teve duração de três meses e contou com a parceria da Associação dos Profissionais de Cozinha (APC Brasil). As aulas práticas aconteceram na cozinha do Bom Prato Paraisópolis.

Alckmin destacou a importância desta parceria. “São Paulo tem a melhor gastronomia do país e faltam pessoas capacitadas para trabalhar na área. Sendo assim, aproveitamos a cozinha do Bom Prato para formar profissionais para o mercado”. O governador ainda ressaltou a importância da alimentação saudável para a vida das pessoas, a diversificação da gastronomia em São Paulo e a falta de profissionais qualificados nesta área no mercado.

O secretário de Desenvolvimento Social. Rodrigo Garcia, agradeceu a colaboração e a importante parceria da APC Brasil no projeto. “Estamos muito felizes que todos esses alunos tenham se formado e agora terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. A presença de cursos do programa Via Rápida Emprego nos restaurantes Bom Prato é uma iniciativa do governador Alckmin, em vigor desde o ano passado. A APC contribuiu ainda mais para a qualificação dos alunos, que agora possuem certificação do Centro Paula Souza. Essa ação traz um diferencial para que esses profissionais sejam disputados no mercado de trabalho”, comentou.

O chef João Leme, presidente da APC, agradeceu a oportunidade de participar do projeto e anunciou vagas de estágio para os alunos. “Este é um projeto de formação dentro de uma profissão que gera grande mobilidade social. Essa turma já tem meio caminho andado para trabalhar na área. Todos serão avaliados e aqueles que se destacarem terão oportunidade de estagiar conosco nos restaurantes associados. Estamos ansiosos para recebê-los”.

Os alunos receberam certificado do Centro Paula Souza e foi oferecido um almoço especial, preparado pelo chef Fred Frank. De entrada foi servida salada caprese de tomate, queijo de búfala com pesto e folhas. Como prato principal, medalhão de filet mignon com molho de vinho tinto e gratin de batata com alecrim. Para a sobremesa havia brownie de pistache com calda de frutas vermelhas e sorvete de pistache.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, falou sobre os cursos do Via Rápida que aproveitam a cozinha do Bom Prato para as aulas práticas. “Entre 2011 e 2012, o projeto já capacitou mais de 1.700 alunos em cursos de ajudante de cozinha, culinária, panificação artesanal e pizzaiolo”.

Maria Stella Massonetto, uma das formandas, estava muito emocionada. “É um sentimento indescritível. Mais uma etapa cumprida e ainda teremos a honra de estagiar com um dos chefs. Estou muito feliz”, disse.

Outro aluno, Pedro Henrique Rodrigues dos Santos, falou sobre a oportunidade. “É uma realização ter me formado. Vou abraçar esta chance de fazer estágio com um dos chefs e será só alegria”.

Projeto piloto Chefs no Bom Prato

De um lado, uma lacuna de 400 mil vagas não preenchidas nos bares e restaurantes espalhados pelo país, boa parte localizados no Estado de São Paulo. De outro, o caminho para a solução: cozinhas industriais equipadas e capacitação com o selo de qualidade do Centro Paula Souza. Assim, surgiu a parceria Chefs no Bom Prato, uma união entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Associação dos Profissionais de Cozinha (APC Brasil).

Desde setembro de 2011, os restaurantes do Bom Prato também funcionam como sala de aula de cursos profissionalizantes na área de gastronomia. “Os frequentadores do restaurante, além de terem refeições de qualidade a baixo custo e acesso gratuito à internet, também têm a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho”, comentou o secretário Rodrigo Garcia.

Com a parceria, profissionais experientes do mercado, associados da APC Brasil, compartilharam seus conhecimentos e experiências com os alunos e ministraram palestras e aulas na unidade Paraisópolis.

A iniciativa tem como objetivo divulgar os cursos de qualificação profissional, na área de alimentos disponíveis nos restaurantes e promover a entrada de novos profissionais no mercado, a partir da oferta de mão de obra capacitada. O projeto visa também a incentivar a adesão de jovens profissionais das classes C e D no mercado de trabalho, apresentando a carreira de “profissional de cozinha” como uma ferramenta de mobilidade social.

Da Secretaria de Desenvolvimento Social