Chef Janaína Rueda dá aulas para merendeiras de escolas estaduais

A partir de hoje, 210 merendeiras começam a capacitação nos modernos laboratórios de Cozinha da Etec Santa Ifigênia, no centro da capital

ter, 30/08/2016 - 17h27 | Do Portal do Governo

A partir desta terça-feira, 30, 210 merendeiras da Secretaria da Educação do Estado (SEE) começam uma capacitação para aprimorar a preparação e apresentação da merenda servida nas escolas da rede estadual e nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) administradas pelo Centro Paula Souza. O treinamento acontecerá das 8 às 12 horas nos modernos laboratórios de Cozinha da Etec Santa Ifigênia, no Centro. Ao todo, quatro turmas de cerca de 50 merendeiras serão capacitadas.

Estudantes do curso técnico de Cozinha da Etec Santa Ifigênia vão auxiliar a chef do Bar da Dona Onça no treinamento, que continua nesta quarta-feira e será retomado em setembro e outubro com novas turmas. As merendeiras serão habilitadas para preparar um cardápio especial elaborado pela própria Janaína para ser servido nas escolas estaduais e em 20 Etecs.

Os laboratórios da Etec Santa Ifigênia são equipados por meio de uma parceria com Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), tradicional escola de enogastronomia italiana. Eles contam com fornos combinados e elétricos, máquinas para sorvete, refrigerador, fogões, freezer e modeladora de pizza, distribuídos nos cinco laboratórios da unidade, sendo três de cozinha, um de cozinha de demonstração e um de panificação, doçaria e chocolataria.

Cardápio gourmet

Estrogonofe, frango de caçarola, feijoada, macarrão à bolonhesa, peixada, ovo com lentilha, carne de panela, carne moída, cuscuz de frango e macarrão com sardinha constam do cardápio elaborado por Janaína e vão completar a alimentação diária dos estudantes da rede e das Etecs.

Conhecida por adotar um estilo ‘comfort food’ – caseiro e cheio de sabor -, Janaína comanda dois restaurantes na região central de São Paulo: o Dona Onça e o Casa do Porco. Ela foi eleita uma das 10 mulheres de referência da cozinha brasileira pela revista Exame. Outra razão para garantir a parceria: a chef é ex-aluna da rede.

Merenda nas Etecs

As merendeiras treinadas pela chef vão atuar em Etecs que já estão adaptadas para o preparo das refeições. Na semana passada, começou a ser distribuído almoço nas unidades que ainda não o serviam aos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim), que ficam o dia todo na escola. Por licitação, foram contratadas empresas para atender 53 unidades.

Não se trata de marmitex. A refeição é servida em regime de bufê, com arroz e feijão ou massa, carne, guarnição (farofa ou purê ou legumes etc), salada ou fruta. São usados pratos de vidro e talheres de inox.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em mais 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 208 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 75 mil.

Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3324-3362 / 3324-3363
imprensa@cps.sp.gov.br
www.cps.sp.gov.br