Chef Janaína Rueda capacita merendeiras na Etec Santa Ifigênia

Treinamento será realizado nesta terça-feira, 4, nos modernos laboratórios de Cozinha da unidade

seg, 03/10/2016 - 20h03 | Do Portal do Governo

A prestigiada chef Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, ensina merendeiras da Secretaria da Educação do Estado (SEE) e de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) a prepararem receitas especiais elaboradas por ela para serem servidas em escolas da rede estadual e 20 Etecs da capital. O treinamento será realizado nesta terça-feira, 4, das 8 às 12 horas nos modernos laboratórios de Cozinha da Etec Santa Ifigênia, no Centro. Três turmas de cerca de 50 merendeiras já foram capacitadas.

Estudantes do curso técnico de Cozinha da Etec Santa Ifigênia vão auxiliar a chef no treinamento. Os laboratórios da unidade foram equipados por meio de uma parceria com o Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), tradicional escola de enogastronomia italiana. Eles contam com fornos combinados e elétricos, máquinas para sorvete, refrigerador, fogões, freezer e modeladora de pizza, distribuídos nos cinco laboratórios da unidade, sendo três de cozinha, um de cozinha de demonstração e um de panificação, doçaria e chocolataria.

Cardápio gourmet

Estrogonofe, frango de caçarola, feijoada, macarrão à bolonhesa, peixada, ovo com lentilha, carne de panela, carne moída, cuscuz de frango e macarrão com sardinha constam do cardápio desenvolvido por Janaína para completar a alimentação diária dos estudantes da rede e das Etecs.

Conhecida por adotar um estilo ‘comfort food’ – caseiro e cheio de sabor -, Janaína comanda, além do Dona Onça, o Casa do Porco, ambos na região central de São Paulo. Ela foi eleita uma das 10 mulheres de referência da cozinha brasileira pela revista Exame.

Merenda nas Etecs

As merendeiras treinadas pela chef vão atuar em Etecs já adaptadas para o preparo das refeições. Em agosto, começou a ser distribuído almoço nas unidades que ainda não o serviam aos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim). Por licitação, foram contratadas empresas para atender 52 unidades.

Não se trata de marmitex ou quentinha. A refeição é servida em regime de bufê, com arroz e feijão ou massa, carne, guarnição (farofa ou purê ou legumes etc), salada ou fruta. São usados pratos de vidro e talheres de inox.

Serviço

Evento: Treinamento para merendeiras da rede estadual de ensino e de Etecs
Data: Terça-feira, 4 de outubro de 2016
Horário: 8h às 12h
Local: Etec Santa Ifigênia – Rua General Couto de Magalhães, 145 – Centro – São Paulo/SP

Do Centro Paula Souza