Cetesb recebe fotômetro de última geração para monitoramento da qualidade do ar

O equipamento é o de número 50 no mundo e o segundo da América do Sul

qua, 23/05/2012 - 13h23 | Do Portal do Governo

O setor de monitoramento da qualidade do ar da Cetesb conta com um novo equipamento, o Fotômetro de Referência Padrão (SRP – Standard Reference Photometer), que permitirá uma análise mais apurada da concentração de ozônio na atmosfera. Fabricado pelo NIST (National Institute of Standards and Technology), o instituto de metrologia dos EUA, sua montagem e validação foram feitas por James Norris, que desde os anos 1980 é responsável pela implantação desses equipamentos.

Com a aquisição do equipamento – com recursos de convênio com a Dersa, em função do licenciamento do Trecho Sul do Rodoanel – a Cetesb passa a ter ainda mais confiabilidade e precisão em seus dados de monitoramento, já que pode fazer a validação de seus analisadores de ozônio diretamente em um equipamento considerado padrão primário internacional. Vale lembrar que o ozônio é o poluente que mais ultrapassa o padrão de qualidade do ar no Estado de São Paulo.

Desenvolvido em conjunto pelo NIST e pela EPA (United States Environmental Protection Agency), o fotômetro é um sistema confiável para validação dos equipamentos de monitoramento de ozônio no ambiente. Além de sua utilização como referência primária nos EUA (onde os equipamentos utilizados no monitoramento de ozônio pelas agências ambientais devem ser rastreáveis ao SRP na sede do NIST), eles foram adotados também por diversos órgãos internacionais, criando uma rede mundial de equipamentos padrão, validada através de comparações entre os diversos SRP.

A utilização deste novo equipamento aumenta o intercâmbio da empresa com órgãos internacionais, ajudando a fortalecer o nome da Cetesb como referência no monitoramento ambiental.

Da Cetesb